INICIANTE BÁSICO

youtube.png

Como frear com freio do patins

Freio de calcanhar, é um elemento muito importante para o patinador iniciante, ele é a “zona de conforto” de quem está começando ou recomeçando a patinar, com ele você vai aprender a ter equilíbrio enquanto para e em uma perna só. Não somente para parar, mas também será muito útil no controle da velocidade.

O foco principal dessa técnica é saber distribuir o peso e utilizar a pressão. Quando estiver parado fazendo a posição de tesoura, coloque o peso na perna de trás (80% do seu peso). Para você ter certeza que o peso está realmente  na perna de trás ao realizar esse movimento, levante a ponta dos patins da perna da frente que é a do freio de calcanhar, repita algumas vezes, se conseguir realizar esse movimento,  seu peso estará bem distribuído. Lembre-se sempre de estar com os joelhos bem flexionados. Se não assistiu o capítulo de posição de base, recomendo que volte e assista.

Após desenvolver bem essa habilidade, que é a posição de tesoura e sentir o peso na perna de apoio que é a perna de trás, quando for para a pista comece na posição de base, tesoura e tesoura um pouco mais a frente (esticando o joelho da perna da frente) e levante o dedão do pé para que a parte da frente dos patins levante e sinta o freio de calcanhar encostando levemente no chão e em seguida voltando para tesoura (repita algumas vezes), mas sem aplicar pressão para parar totalmente, isso vai lhe ajudar a sentir a pressão sobre os patins e a controlar a velocidade, lembre-se que os braços têm que estar para frente. Tente fazer essa sequência um pouco mais rápido, sem parar por muito tempo em cada movimento.

 

Depois que sentiu a pressão de freio de calcanhar no solo e conseguiu controlar a velocidade, você irá frear totalmente. Patine um pouco para pegar uma velocidade (não tão rápido), em seguida faça a posição de base, tesoura. Leve a perna do freio mais a frente esticando os joelhos. Levante a ponta dos patins que está com o freio e flexione bem a perna de apoio como se fosse sentar em uma cadeira, aplicando bem a pressão no freio, assim irá escutar aquele barulho, típico de uma frenagem, e os braços devem estar sempre a frente para ajudar no equilíbrio. Se conseguir ficar parado por mais de 3 segundos nessa posição, então você aplicou a técnica corretamente.

 

Pratique diversas vezes esse freio, diminua a distância ou vá aumentando a velocidade, utilize cones como obstáculos para poder frear próximo deles, isso vai lhe ajudar em situações de emergência ou para controlar sua velocidade, essa técnica vai ser a base de outras quando precisará de mais equilíbrio em uma perna só.

Pontos importantes para serem analisados enquanto pratica essa técnica:

  • Os seus pés, na posição de tesoura, estão corretos?

  • Está colocando o peso na perna de trás?

  • Os joelhos estão bem flexionados?

  • Os braços estão para frente?

  • Na hora de frear totalmente está flexionando mais ainda o joelho da perna de trás?

  • Escuta o som do freio quando aplico pressão?

  • Consigo parar totalmente e manter a posição mais que 3 segundos?

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP