INICIANTE AVANÇADO

youtube.png

Freio em giro

Freio em giro, tem como principal fundamento a rotação, que são movimentos que ocorrem ao redor de um eixo do corpo e podem ser aplicados tanto para a parte superior, quanto inferior do corpo. Esse é um movimento lhe ajudará a fazer um giro e se manter em equilíbrio, quando for aplicado de forma correta.

Como vimos em capítulos anteriores é muito importante, antes de tudo, entender cada parte do movimento de forma parada.  No freio em giro é importante saber a distribuição de peso, isso já aprendemos na posição de tesoura no freio de calcanhar. Como já é sabido iniciaremos sempre na posição de base, ou seja, parado, depois posição de tesoura, fazendo para os dois lados e voltando na base, em seguida faça em movimento e vá sentindo onde estará a maior parte do seu peso, nesse caso na perna de trás que será a de apoio.

Após esse movimento estar bem fixado, partimos para a posição de 5 rodas ou afundo. Nesse momento você necessitará fazer a transferência de peso da perna de apoio, além de se equilibrar em uma perna só. Inicie parado apoiado a princípio em algo estável, comece na base em seguida faça o movimento de tesoura, transfira o peso da perna de trás para a perna da frente e levante o calcanhar da perna que está atrás, mantendo somente a primeira roda desse patins em contato com o solo, travando o cuff na parte posterior de sua perna (canela). Se por acaso sentir muita dificuldade em ficar nessa posição tente juntar os joelhos.

Agora em movimento você irá apenas trabalhar a transferência de peso e apoio em apenas uma perna. Comece com a posição de tesoura e em seguida o afundo, faça para os dois lados, e volte na base antes de iniciar novamente o movimento com a outra perna, lembre-se de estar sempre com joelhos flexionados, braços para frente e olhando para frente.

Certifique-se que estes movimentos estão sendo realizados corretamente antes de passar para o próximo passo que será o movimento de rotação. Nesse momento é importante que saiba que a maioria dos movimentos de giro na patinação vem da parte de cima do corpo, grave isso, se você não conseguir rotacionar o tronco, não irá conseguir fazer o movimento de giro corretamente.

Então vamos lá, recomendo que comece parado, inicie na posição de base, posteriormente tesoura, afundo e com os braços a frente você irá abrir o braço e ao mesmo tempo fazer uma rotação externa de quadril e tornozelo, até encostar o calcanhar no chão formando uma posição de V mais aberto, caindo na guia interna, flexionando bem os joelhos e os braços para frente. Repita diversas vezes esse passo a passo até conseguir memorizar bem, é muito importante que treine para os dois lados.

Em movimento comece com uma velocidade mais baixa, de forma que você consiga ter controle, até ir aumentando gradualmente. Nesse momento iremos fazer o movimento completo, onde juntaremos todas as partes anteriores, nesse caso tente fazer cada posição o mais breve possível, sem ficar muito tempo em cada uma, pois o movimento é um só. Posição de base, tesoura, afundo, abre o braço no mesmo lado da perna pivot que a que estará em 5 rodas (afundo), rotacione o quadril e calcanhar externamente e para na guia interna e com joelhos flexionados, se conseguir ficar até 3 segundos parado após realizar o freio então ele foi eficiente.

Para treinar você pode utilizar cones de diversos tamanhos, marcações no chão em que terá que fazer o freio em giro em volta desse obstáculo, utilize- se de recursos para ir cada vez mais aumentando a velocidade e diminuído a distância que fará o freio.

Pontos importantes para serem analisados enquanto pratica essa técnica:

  • Meus joelhos estão bem flexionados?

  • Estou fazendo corretamente a posição de tesoura?

  • Consigo realizar a transferência de peso da perna de trás para a da frente?

  • Consigo ficar apoiado em uma perna só? (parado e em movimento)

  • Giro o tronco no mesmo lado da perna pivot?

  • Fico parado sem desequilibrar até 3 segundos no final do freio em giro?

Treine bastante essa técnica até que a reposta de todas a perguntas mais importantes sejam “sim”. Isso indicará que você é um patinador que tem muito mais controle e equilíbrio tornando-se um iniciante mais avançado.

 

Principais Erros:

Joelhos esticados.

Não executar o giro de tronco.

Distribuição de peso errada.

Não utilizar as guias internas.

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP