INICIANTE AVANÇADO

youtube.png

Patinação lateral

A patinação lateral é a técnica que te ajudará a patinar mais rápido a nível iniciante, no qual, o principal foco é o equilíbrio em movimento e o sincronismo que ocorre com a alternância das pernas durante as passadas.

Iniciaremos os exercícios sempre parados, pois isso lhe ajudará a entender melhor cada movimento. Sendo assim inicie na posição de base, joelhos bem flexionados, em seguida coloque o seu peso (80%) em uma das pernas que será a perna de apoio, podendo colocar a mão sobre o joelho para lhe dá melhor apoio, o patins da perna de apoio ficará em guia central, e abra lateralmente a outra perna, seu patins da perna que estará aberta ficará em guia interna. Muito importante os patins estarem paralelos, por isso imagine uma linha passando na frente e horizontalmente em seus patins, as pontas deles tem que estar na mesma direção.

Essa posição se chama agachamento lateral, repita diversas vezes para cada lado esse movimento e lembre-se sempre de voltar para posição de base antes de abrir lateralmente a perna para o outro lado.

 

Faça o teste para saber se realmente seu peso estará na perna de apoio, sendo assim, fique na posição do agachamento lateral, com patins da perna que estará aberta, levante a ponta do patins e bata algumas vezes no chão, se conseguir, realmente seu peso está na perna de apoio.

A passada na patinação 2 será sempre lateralmente, nunca para trás e nem em V como na patinação em V. Então agora em um piso plano, faça uma linha reta com um giz ou utilize uma linha reta de uma quadra como no vídeo que irá utilizar como referência.

Primeiramente na posição de base, flexione bem os joelhos sentindo seu peso na parte da frente do pé o ante pé, coloque as mãos sobre o joelho de sua perna de apoio, essa perna ficará sobre a linha no chão e deverá manter-se na linha o tempo inteiro, em seguida dê um impulso empurrando com o calcanhar e sua perna irá abrir lateralmente, não abra muito, logo após volte na posição de base e empurre novamente com a mesma perna, faça no mínimo 10 impulsos para cada lado.

Repita esse movimento, porém a cada 2 ou 3 impulsos você irá pausar 1 segundo na posição de agachamento lateral. Lembre-se que os patins devem estar paralelos, na sequência volte na posição de base para fazer novamente o impulso. Pratique diversas vezes.

Chegou o momento que você vai ter que ir diminuindo as passadas, para cada passada você iniciará novamente na posição de base, nesse momento você não precisará colocar a mão sobre o joelho da perna de apoio, os braços devem estar a frente. A perna de apoio deve ficar sobre uma linha reta e a outra irá impulsionar lateralmente até abrir um pouco maior que a largura do ombro (se abrir demais a perna de apoio irá cair na guia interna e você não conseguirá voltar a base) e voltará a base. Você irá começar a treinar esse movimento fazendo 5 impulsos com a perna direita e depois 5 com a perna esquerda, como irá trocar a perna de apoio, lembre-se sempre de voltar a base e a perna que será a de apoio deverá estar sobre a linha no chão. Na sequência você irá aumentar a força e pressão do impulso e diminuir as passadas, para 4 de cada lado, 3 , 2 até ficar uma de cada lado.

Pontos importantes para serem analisados enquanto pratica essa técnica:

​​

  • Meus joelhos estão bem flexionados?

  • Sinto o meu peso na parte da frente do meu pé?

  • O peso na posição do agachamento lateral, está na perna de apoio?

  • O patins da perna de apoio está em guia central?

  • Estou empurrando lateralmente para dar impulso?

  • A pressão do impulso está em meu calcanhar?

  • Volto na posição de base antes de dá o próximo impulso?

Se a resposta para todas essas perguntas forem “sim” então você está no caminho certo e com certeza já estará patinando mais rápido, caso contrário é necessário treinar, se você chegou até esse vídeo já deve saber algumas técnicas básicas, tente praticar por 1 min cada técnica antes de passar para as próximas, isso lhe ajudará em sua evolução na patinação. Quanto mais se pratica melhor e mais bonita ficará a sua patinação.

Principais Erros:

  • Joelhos esticados.

  • Empurrar para trás.

  • Distribuição de peso errada.

  • Guias internas.

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP