A partir de qual idade as crianças podem começar na patinação?

Atualizado: 11 de Out de 2019

Você saberia responder quando e de que forma uma criança pode iniciar uma atividade física como a patinação?


Existem alguns aspectos que os pais ou responsáveis devem avaliar para descobrir se a criança está apta a prática esportiva ou não.


Agora veja como introduzir a criança na patinação, se ela já tem idade e desenvolvimento suficiente pois a prática deste esporte requer que a mesma já tenha algumas habilidades.

Neste vídeo abordamos sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a iniciação da prática da patinação como esporte.


Muitos pais ou responsáveis acompanham o crescimento das crianças ao longo dos anos, desde quando começaram a engatinhar, andar, correr etc. Tudo isso envolve o desenvolvimento motor, que é o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervosos central, crescimento dos ossos e músculos, portanto, são comportamentos não aprendidos que surgem espontaneamente, desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se. Somente em casos de extrema privação ou de algum tipo de distúrbio ou doença, esses comportamentos não se desenvolverão. 


Crianças de 3 a 5 anos aconselha-se sempre realizar atividades físicas ou esportivas de forma lúdica e recreativa, pois nessa faixa etária a criança consegue se concentrar muito pouco, em torno de 15 a 20min, em atividade que requer técnicas ou regras. Contudo crianças a partir dos 5 anos é a idade ideal para  iniciar qualquer atividade esportiva formal, sendo coletiva ou individual e com regras. 


No vídeo aborda alguns exemplos de habilidades que as crianças precisam ter para iniciar na patinação, mas há uma gama deles, segue algumas atividades que a criança deve realizar de acordo com sua faixa etária:


Idade 3 a 4 anos

- Pula de uma altura de 24 cm com os 2 pés unidos. - Dá pontapé em bola grande quando rolam para ela. - Anda na ponta dos pés. - Corre 10 passos com movimentos de braços coordenados. - Pedala triciclo. - Balança no balanço quando este é posto em movimento. - Trepa e escorrega para baixo em escorregador. - Dá cambalhota para frente. - Sobe escada alternando os pés.

- Marcha. - Agarra bola com as duas mãos.


Idade 4 a 5 anos

- Fica apoiada num pé só, sem ajuda por 4 a 5 segundos.

- Corre mudando a direção. - Caminha sobre tábua de equilíbrio. - Pula para frente 10 vezes sem cair. - Pula para trás. - Bate e agarra bola grande. - Desce escadas com pés alternados. - Pedala triciclo virando esquina. - Pula sobre um dos pés 5 vezes sucessivas.


Idade 5 a 6 anos

- Caminha sobre barra de equilíbrio, para frente, para trás e para o lado. - Salta rapidamente. - Balança em balanço começando e sustentando movimento. - Sobe degraus de escada íngreme. - Dribla bola com direção. - Capaz de pular corda sozinha. - Apanha objeto do chão enquanto corre. - Patina para frente cerca de 10 pés. - Anda de bicicleta. - Pula e gira em cima de um pé. - Permanece num pé só, sem apoio, com olhos fechados, durante 10 segundos.


Benefícios da patinação para crianças

- Melhora o desenvolvimento motor (força, resistência, equilíbrio...).

- Melhora aquisição de habilidades de motricidade fina.

- Promove o crescimento.

- Constrói ossos e músculos fortes.

- Mantém e desenvolve a flexibilidade.

- Promove a manutenção do peso adequado.

- Melhora sistema cárdio circulatório.

- Melhora postura.

- Promove oportunidade de amizades.

- Melhora auto estima.


2,549 visualizações1 comentário

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP