Como escolher um capacete para patinação

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Quando comparado a outros esportes, a patinação inline é um dos esportes mais seguros que você pode praticar. Patinadores comuns raramente atingem as altas velocidades de ciclistas comuns, e quando comparados, os patinadores têm mais controle do que ciclistas. De fato, registros de emergência indicaram quase 5 vezes mais crianças acabam na sala de emergência de acidentes de bicicleta do que de acidentes de patinação.


Além disso, muitas das lesões que as pessoas têm medo ou ouviram falar de patinação são facilmente evitadas, simplesmente vestindo o equipamento de proteção adequado.


E com certeza a peça mais importante dos equipamentos de segurança para a patinação é o capacete. A pergunta a mais comum sobre capacetes de patinação é: “capacete de bicicleta é apropriado para patinar?”. A resposta é sim, mas você deve ter em mente que o seu design é diferente de um capacete de patinação em relação ao quanto ele não protege tanto a base do crânio. Cair para trás em uma bicicleta é muito menos provável, portanto, esta é razão para a diferença de design.


Muito mais recomendado é utilizar um capacete específico para patinação. Eles tendem a proteger mais a parte posterior da cabeça e também são feitos de poliestireno expandido (EPS) que é resistente e forte, porém caso se envolva em um impacto ele não irá recuperar sua forma, necessitando substitui-lo em alguns casos. Há alguns tipos de capacetes no mercado sendo os mais comuns: capacetes fitness, capacete de skate e o capacete multi-esporte.


Os capacetes fitness, são os mais antigos da patinação inline, ele é mais alongado, com pontos isolados traseiros e tendem ter mais aberturas neles, porém este recurso só ajuda para uma melhor ventilação. No entanto a coisa mais importante de saber é que esse modelo de capacete foi projetado para um único impacto apenas. Uma vez que isso os aconteça não são mais úteis e deve substitui-lo.

O Capacete de skate é bem diferente dos fitness tanto em forma e estilo, tendem a ter uma forma redonda e protegem mais o rosto, a parte lateral e a base do crânio, se parecem muito com capacetes de combate. Esse modelo são mais populares entre skatista e patinadores agressivos. Outra diferença entre esse capacete e o fitness é que a maioria é projetada para múltiplos impactos. Porém tenha cuidado ao comprar um capacete nesse estilo, verifique antes de comprar para ter certeza se isso é verdade.

Outro modelo de capacete são os multi-esporte, que servem tanto para skate, patinação e ciclismo. O mais importante sobre esse modelo é que todos eles são projetados para múltiplos impactos e impactos mais duros. Se você planeja fazer manobras mais arriscadas, este certamente é o capacete para você, por serem projetados para assumir impactos que são diferentes de acidentes de trânsito básico ou quedas simples.


Algumas dicas importantes para saber sobre capacetes de patinação inline, são: Primeiramente observe se o capacete cumpriu as normas de segurança, nacional ou internacional, veja se tem a aprovação de algum desses órgãos: Consumer Products Safety Commission (CPSC); American Society for Testing and Materials (AST); American National Standards Institute (ANSI); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Dessa forma, você saberá que seu novo capacete de patinação inline passou os requisitos de segurança mínimos necessários para mantê-lo seguro.


Importante caber corretamente na sua cabeça, então meça o perímetro do seu crânio, para comprar o tamanho exato e que tenha um bom encaixe sem ficar frouxo.


Se possível experimente o capacete, observe se a trava que prende no queixo não solte facilmente, pois uma trava que prende bem irá manter o capacete em sua cabeça mesmo após impactos fortes.


Observe se o capacete tenha uma proteção extra internamente de poliestireno (isopor), e não somente o casco e a espuma ou E.V.A. Pois normalmente será um capacete mais resistente. Qualquer equipamento têxtil que envolve segurança precisa ser substituído após cinco anos independentemente do uso. Porém se houver algum impacto isso diminui o tempo de troca, no caso de alguns modelos já se troca no primeiro impacto.

Ao escolher uma cor, é importante lembrar que embora o preto possa parecer frio, é mais difícil de ser visto pelos outros, então cores mais claras podem ser mais seguras. Além disso, as cores mais escuras absorvem o calor e não irá lhe manter tão fresco.

O capacete é um item essencial para garantir a segurança necessária para a patinação, e assume o papel fundamental para que os patinadores andem com tranquilidade. Por isso, fazer a escolha certa do capacete é importantíssimo.


E lembrem-se patinadores, nunca ande de patins sem este item, a segurança vem em primeiro lugar!

Quer conhecer mais sobre capacetes? Confira o vídeo em nosso canal do Youtube.

488 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP