Essa é uma pergunta comum que muitos pais nos fazem todos os dias, e a resposta é simples não tem uma idade especifica, no entanto é importante está atento ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
Com certeza você já deve ter ouvido de algum pediatra falando sobre o desenvolvimento biológico da criança como peso e altura, ou o desenvolvimento na parte motora como andar, sentar, engatinhar etc...
Isso é chamado de desenvolvimento neuropsicomotor, mas não vamos nos aprofundar muito nesse tema. E qual a importância desse desenvolvimento infantil? A importância é que cada faixa etária corresponde a algum tipo de desenvolvimento, que é dividido em: movimento reflexo, rudimentar, motoras básicas e motoras específicas.
Mas o que isso tem haver com a patinação? Tudo, quando pensamos em ensinar uma criança a patinar é bem diferente a forma de aprendizado de um adulto, ela não aprende de forma metódica como um passo a passo e sim de uma forma mais lúdica e com estímulos que levem ela a desenvolver habilidades motoras básicas, por isso durante o aprendizado da patinação para uma criança é importante a vivência ampla e diversificada do movimento.
E o que são essas habilidades motoras? Ela está dividida em locomoção (exemplo: correr, saltar, saltitar) , manipulação (arremessar um objeto, manipular um taco para empurrar uma bola) e estabilização (se equilibra de forma estática ou em movimento durante as atividades).
Estas habilidades devem ser estimuladas de forma lúdica como jogos, brincadeiras ou desafios, pois é uma forma mais atrativa de abordar o esporte para uma criança que se torna divertida e contribui com sua educação, ao mesmo tempo estimula a adesão e a permanência da criança no esporte.
Crianças a partir de 3 a 5 anos aconselha-se sempre realizar atividades físicas ou esportivas de forma lúdica e recreativa, pois nessa faixa etária a criança consegue se concentrar muito pouco, em torno de 15 a 30min, em atividade que requer técnicas ou regras. Contudo crianças a partir dos 6 anos é a idade ideal para iniciar qualquer atividade esportiva formal, sendo coletiva ou individual e onde trabalhamos mais as atividade motoras básicas. E entre 7 e 8 anos é onde conseguimos trabalhar mais as atividades motoras específicas além de regras, métodos e técnicas mais especificas.
As capacidades físico-motoras (flexibilidade, coordenação, força, condicionamento cardiorrespiratório) devem ser estimuladas em paralelo ao ensino das habilidades motoras buscando o potencial individual de cada criança e consolidando assim o seu acervo motor.
E é entre 5 a 10 anos o momento em que a criança vai consolidar a diversidade de movimentos, das habilidades motoras básicas e específicas, para o domínio de qualquer modalidade esportiva, por isso tão importante focar o aprendizado da patinação para qualquer criança nessa faixa etária em atividades que estimulem o aprendizado motor básico e depois específico e que juntamente isso trabalhará o aspecto físico da criança sem causar danos para seu crescimento.
Nós da Adreninline fizemos uma Playlist de diversos exercícios de como ensinar uma criança a patinar confira aqui . Se você tem dúvidas sobre o assunto entre em contato com a gente, através do fale conosco ou em nosso grupo do Fórum que iremos lhe responder com maior prazer.
Komentáře