INICIANTE BÁSICO

youtube.png

Posição de base

Posição de base é a postura inicial que se faz antes de qualquer técnica. Para obter uma boa posição inicial é importante ter uma correta flexão de joelhos, e os patins devem estar separados na largura de um punho, em guia central das bases. Para obter a flexão IDEAL dos joelhos é necessário que você sinta seus pés na ponta dos patins, com menor peso nos calcanhares, porém sem levanta-los, de maneira que quando olhar para baixo, os seus joelhos estejam cobrindo a ponta dos patins e você consiga sentir a presilha do cuff pressionando sua perna (canela). O tronco deve estar ligeiramente flexionado para frente e os braços também para frente, estando relaxados, onde se possa enxergar o cotovelo e o punho.

Essa posição é a zona de conforto do patinador iniciante, você pode utilizar para descansar entre uma remada e outra ou antes de frear, para diminuir a velocidade, e o mais importante, utiliza-la sempre que sentir que vai desequilibrar, pois voltando o peso para a parte da frente dos patins, com uma flexão ideal dos joelhos e com os braços a frente, isso retomará seu equilíbrio. O maior problema do patinador iniciante, é não saber ainda, distribuir o peso corretamente e na maioria das vezes durante a posição inicial de base, acabam por esticar os joelhos e colocar o peso nos calcanhares e isso poderá levar a uma queda para trás. Entretanto, para que isso não ocorra você deve sentir seus pés dentro dos patins e saber diferenciar quando seu peso está na parte da frente do pé ou na parte do meio, se estiver na parte do meio com certeza você não estará com uma flexão ideal dos joelhos e deverá ir ajustando colocando o peso mais na ponta e sempre com os braços a frente do corpo, para não ocorrer nenhum desequilíbrio.

FUNDAMENTOS DA PATINAÇÃO

Os fundamentos da patinação são habilidades iniciais que você irá adquirir para poder executar as técnicas, das mais básicas as mais avançadas, com precisão e fluidez.


O equilíbrio é o principal fundamento e estará presente em todas as técnicas, pois permite ao patinador estabilidade e confiança para se manter sobre os patins. Com o equilíbrio correto você conseguirá aplicar pressão com eficiência, manter a lateralidade das bases e fazer movimentos de giro.

A lateralidade das bases é quando você posiciona a base dos patins em um certo ângulo em relação ao chão, podendo ser central, interna ou externa, pode ser feito com um patins ou ambos, concomitantemente ou sequenciado, além disso com uma boa execução você será capaz de gerar uma progressão, direção e velocidade melhores.

O movimento de giro é realizado sobre seu próprio eixo, isto é, seu próprio  corpo. Esse movimento pode ser executado tanto iniciando com a parte superior do corpo, quanto com a inferior e irá auxiliar para a execução de algumas técnicas ou na construção delas.

O último fundamento é saber aplicar pressão, que é utilizar a força correta para controlar os patins, distribuindo o peso corretamente e com isso  conseguindo se manter em equilíbrio, aplicar lateralidade das bases e executar o movimento de giro, fazendo com que execute as técnicas com precisão.

 

Nota:

Guias externas: corresponde a parte externa das rodas.

Guias internas: parte interna das rodas.

Guias correspondentes: geralmente utilizadas em curvas utilizando a guia interna de um pé e externa de outro.

PRINCIPAIS ERROS NA POSIÇÃO DE BASE

  • Joelhos esticados.

  • Pontas dos pés muito distantes.

  • Guias internas.

  • Guias externas.

  • Braços muito elevados.

  • Braços encolhidos.

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP