top of page

Cobertura completa do Campeonato Fila Skates de patinação infantil 2018

Domingo é dia da criançada acordar mais tarde, jogar videogame e comer besteiras, certo?

Que nada! Para 64 atletas infantis de patinação, o dia 11 de novembro ficou marcado por muita corrida e diversão. O Campeonato Fila Skates de Patinação Infantil (inscrições totalmente gratuitas) aconteceu as 8h da manhã na escola Professora Elza de Carvalho M. Battiston em Osasco (SP).

Os atletas, com idades entre 3 e 14 anos correram de patins uma pista repleta de obstáculos e curvas fechadas, onde tinham que ter muita habilidade para percorrer todo o circuito.

Atletas infantis disputando a penúltima curva no campeonato de patinação, no fundo a torcida vibrando na arquibancada.

O evento também contou com várias atrações que animaram a criançada e toda a família.

Logo as 07h da manhã os atletas começaram a chegar para realizar o check in que se encerrou as 08h.


A banda da Juco, comandada pelo Regente (Egídio Pinheiro), literalmente deu um show na cerimônia de abertura. Para quem não conhece, a Juco ou Juventude Cívica de Osasco faz um trabalho de integração entre o estudante, empresas e a escola, contribuindo na capacitação de jovens e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

Bem, se alguém ainda estava com sono, após a apresentação suas energias já estavam totalmente carregadas para o inicio da competição.


As baterias de classificação foram disputadas da seguinte maneira, 5 rodadas onde os atletas se misturavam entre as baterias e somavam pontos a cada uma delas, os quatro primeiros se classificariam para as semi finais. Enquanto rolava a competição, o público poderia desfrutar da área de conveniência, visitar os estandes da Fila Skates, Kangurus Team BR e Total Fitness Club, curtir o espaço reservado para experimentação da patinação com o pessoal do Sampa Rollers e Roller Skate Brasil. Durante o intervalo foram feitos gincanas com o público presente e distribuição de brindes da Fila Skates para os participantes, não preciso dizer que aproveitaram para se deliciar com os lanches diversos, pastéis e churros da nossa área reservada para alimentação.

Antes de dar início as baterias finais, tivemos um show do intervalo que levantou a galera com a batalha "Patinação Artística vs Slalom" representadas pelos atletas Henrique Pamplona e Alexandre dos Santos.


Henrique Pamplona representou música Bella Ciao, a música foi hino da resistência italiana contra o fascismo de Benito Mussolini e das tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Porém a origem dessa música é bastante disputada e pode ser ainda mais antiga.


Curiosidade:

Alguns sugerem que a melodia é uma adaptação de uma canção Klezmer, um gênero que emerge da tradição musical de judeus asquenazes, da Europa Oriental. Mais especificamente de "Oi Oi di Koilen", do acordeonista ucraniano Mishka Ziganoff, que foi gravada em Nova York em 1919.

Ao ouvir esta melodia em iídiche (dialeto das comunidades judaicas da Europa Central e Oriental) são várias as semelhanças com Bella Ciao.

O hino da resistência italiana teria sido levado ao país por um imigrante que estava nos Estados Unidos. De acordo com outra versão, Bella Ciao teria surgido das canções populares das trabalhadoras dos campos de arroz do vale do rio Pó, no norte da Itália, no século 19. Canções populares como Picchia alla porticella e Fior di tomba têm trechos que lembram Bella Ciao.


Mas a história de Bella Ciao não termina aí.Nos anos 60, a música se tornou um hino popular durante as manifestações de trabalhadores e estudantes na Itália.No governo de Silvio Berlusconi, partidos de esquerda italianos cantavam a música antifascista como forma de protesto.


Alexandre Santos, com seu estilo alegre e contagiante, interpretou a música "Só quer vrau", paródia funk da música italiana, vamos ver como ficou?

Nas finais, assim como todo o evento, o que não faltou foi emoção. Cada bateria foi disputada curva a curva entre os atletas em busca do lugar mais alto do pódio, mas quem não chegou lá também saiu com sorriso no rosto pois o que vale é o esforço e todos ganharam camiseta do evento e medalha de participação. Antes das premiações tivemos a entrega de certificados dos atletas do projeto Patinação para Todos e entrega do troféu do melhor aluno do ano, e para encerrar, ficamos com o show incrível da banda The Legados.


Este com certeza foi uma das maiores festas que a patinação recebeu no ano de 2018 aqui no Brasil, se você não pode comparecer neste não se preocupe que 2019 tem mais e será ainda melhor!

Procurando por aulas de patinação individual, em grupo, online? Entre em contato conosco clicando aqui.


Na compra de qualquer produto no site www.lojafilaskates.com.br utilize o cupom ADRENA e ganha 10% de desconto.

9 visualizações0 comentário
bottom of page