top of page

Como ser um atleta federado na patinação?

Atualizado: 6 de nov. de 2023


Antes mesmo de ser um atleta federado devemos conhecer as organizações que oficializam o registro profissional do atleta de cada esporte, inclusive a patinação. Para que você possa participar de campeonatos oficiais é necessário que você se filie a uma federação e confederação.


imagem de uma patinadora de velocidade e ao lado escrito: como ser um atleta federado na patinação

O que é uma federação?


A federação é uma organização não governamental que agrupa todos os envolvidos em determinada modalidade esportiva, como a patinação, estes envolvidos são: atletas, árbitros, clubes e outras entidades.


Um atleta federado é aquele que se filou a federação do esporte que pratica, pagando uma taxa para manter-se associado. Somente assim, ele está apto a participar de competições oficiais. Como em todas as profissões, que possuem seu conselho de classe, o atleta tem a federação para se apoiar e para buscar melhorias para o esporte, condições e oportunidades.


No Brasil, cada estado possui a sua federação em determinado esporte. A nível nacional, a organização passa a ser feita por confederações. São elas que articulam os interesses dos seus filiados junto às confederações e a cada ano é necessário renovar a filiação e, assim, manter o status de atleta federado.


Qual papel da Federação?


As federações têm o escopo de administrar, fomentar, dirigir, incentivar e fiscalizar, nos limites da legislação e de suas atribuições, a prática do esporte dentro das localidades onde atua.


Vale destacar que o objetivo das federações não é de ter lucros, assim suas receitas devem ser aplicadas para o fomento e incentivo à prática do esporte.

E ela que representará os filiados em instâncias superiores, como organizações desportivas nacionais e internacionais.


Vantagens de ser um atleta federado

  • A captação de recursos e obtenção de incentivos, tanto de instituições públicas quanto privadas, só é possível quando o esportista é devidamente afiliado.

  • Os atletas com esse status podem adquiri seguros desportivos com valores menores, o que é muito importantes em caso de acidentes ou problemas de saúde. O risco de lesão em alguns esportes pode ser alto, logo essa garantia é muito bem-vinda.

  • As federações devem oferecer capacitações técnicas e atualizações sobre o esporte. Isso é essencial para manter o nível estadual, nacional no mesmo patamar do panorama mundial.

  • Baixo custo para a manutenção da inscrição na federação. Se tornar e manter-se um filiado ativo é um processo barato e que não gera grandes despesas para o atleta.

  • Quanto mais pessoas forem federadas em um determinado esporte, mais chances de ele receber grandes investimentos, atrair mais interessados em se tornarem profissionais e se consolidar como uma carreira atrativa e bem remunerada.


O que é uma confederação?

Uma Confederação é constituída pela união de três ou mais Federações e representa a modalidade esportiva nacional e internacionalmente. Na patinação a confederação que rege nosso esporte é a CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação).


Qual o papel de uma Confederação?

Tem por finalidade promover, difundir, supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a prática de todos os esportes regidos internacionalmente. A CBHP é a entidade que está ligada a:

  • WS - World Skate (Entidade oficial Mundial – Filiada ao Comitê Olímpico Internacional)

  • WSA – World Skate América (Entidade oficial Pan-Americana) CSP – Confederación Sudamericana de Patinaje (Entidade oficial Sul-Americana)

  • Cob - Comitê Olímpico do Brasil (A CBHP é entidade reconhecida e vinculada ao COB

  • participando das missões em eventos como Jogos Sul-Americanos e Jogos Pan-Americanos)

Atualmente, o Comitê Olímpico Brasileiro está diretamente ligado a 30 confederações brasileiras de esportes olímpicos, além de estar vinculado a outras 19, de esportes que não fazem parte das Olimpíadas. Conheça mais sobre a CBHP .


Para ser um atleta da patinação que um dia quer representar seu país nas principais competições internacionais o caminho é longo e preciso ter em mente que somente se federar e confederar não vão te colocar em campeonatos importantes a nível internacional, é necessário muito treino e dedicação, uma construção de carreira dentro do esporte, conhecer ele como um todo, não só no âmbito técnico e tático, mas as legislações oficiais que rege cada modalidade dentro da patinação e muito mais.


Agora se você está iniciando na patinação e quer aprender a patinar ou melhorar sua patinação? Acesse nosso curso online clicando no botão abaixo.





997 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rozangela Lima
Jun 16, 2023

Tem idade para ser federado? Estou aprendendo a andar de patins agora, aos 46 anos e se houver oportunidade eu gostaria de competir em alguma modalidade, mesmo que seja pra terceira idade, rsrsrs.😅

Like
bottom of page