Para aprendermos qualquer habilidade nova o nosso cérebro faz um grande esforço, quando aprendemos a patinar ou até mesmo reaprendemos esse esporte não é diferente, iremos te explicar como o nosso cérebro funciona no processo de aprendizado e o que precisa fazer para que não esqueça aquilo que aprendeu.
Quando crianças aprendemos a perceber e entender os estímulos do ambiente em que vivemos, desde aprender as conversas de nossos familiares, ate a aprender andar, ler, falar e inúmeras outras coisas que nos faz compreender o papel que desempenhamos em nossa comunidade.
Quando já crescidos, nós aprendemos a usar diferente combinações dos conhecimentos adquiridos ao longo dos primeiros anos de vida e multiplica-los. Criamos rotinas, hábitos, de acordo com as nossas necessidades e desenvolvemos também novas habilidades.
E isso só é possível pela neuroplasticidade, que é a capacidade que o nosso cérebro tem de gerar novas conexões para adaptar-se as mais diferentes situações que passamos ao longo da vida, como aprender a patinar, escrever, ler etc...
Porém a neuroplasticidade não somente permite que nos adaptemos às situações, como também ajuda a facilitar as coisas para nós ao longo do tempo.
Então quanto mais praticamos e aprendemos um novo conhecimento ou habilidade, conseguimos desempenhar essa atividade mais facilmente. No entanto isso requer tempo e prática, precisamos realizar esse trabalho tanto a curto quanto a longo prazo.
É importante destacar, que a prática sozinha não basta, pois se você não procurar corrigir erros e vícios quando aprender algo novo, vai reforçar esses problemas e com o tempo você vai ter mais dificuldade de livrar-se deles. Para melhorar a sua performance é necessário praticar com frequência e além disso receber orientações e feedback para que possa praticar corretamente.
De acordo com Lara Boyd, neurocientista e fisioterapeuta da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, o comportamento de cada indivíduo é o maior responsável pela neuroplasticidade por isso, cada pessoa que deseja aprender algo ou desenvolver uma habilidade precisa praticá-la, pois não existem atalhos.
Por tanto se você quer aprender a patinar de forma correta, aprender como treinar cada nova habilidade, para não esquecer e essas ligações cerebrais ficarem cada vez mais fortes, te convido a fazer o nosso curso online totalmente gratuito, onde não só te ensinamos a patinar, mas também como treinar corretamente, disponibilizamos uma planilha para você saber quando treinar novamente aquela técnica que já aprendeu, e o mais importante, te acompanhamos em todo o processo do aprendizado te dando o feedback necessário para praticar corretamente.
Excelente!
Excelente, isso nos ajuda não apenas na patinação mas em tudo que aprendemos. 😊