Quer aprender slide? Entrevista com Rui Vieira do projeto Experts in Sliding

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Aos 13 anos em Luxemburgo comecei a patinar no gelo a principio não era fácil e não sabia, e quando via as pessoas patinar na rua e ficava encantado, foi ai que aos 16 anos eu e minha irmã compramos os primeiros patins, e comecei a patinar na rua e comecei a tentar os primeiros trucks, grinds e depois de um ano e meio dois anos eu comecei a competir em agressive e skate parks e ganhar competições de grandes destaques. (Rui Vieira conta um pouco da sua história na patinação)

Depois de um tempo já competindo eu comecei a trabalhar em uma loja de patinação e sempre patinei muito quase todos os dias, depois de um tempo fui morar nos Alpes praticando snowboard que me ajudou muito a compreender como é estar em altas velocidades em descidas e como a descer controlado e com calma.


A partir desse momento a minha patinação ficou mais sensível, mais controlada, comecei a sentir mais, pra mim patinação é muito do que se sente no corpo isso compreendi praticando o snowboard.


Como se iniciou o projeto de slide junto com o Natan?

O Natan que é da suíça me chamou para fazer parte da página dele Expert in Sliding para ajudar pessoas do mundo inteiro a patinar melhor e deslizar sobre as rodas.


Qual o objetivo do projeto?

O objetivo do projeto é a ajudar a todos que tem problemas de #frear, controlar a velocidade com segurança e fazer #slides.


Como funciona o projeto?

As pessoas nos mandam vídeo onde mostram o que querem fazer, perguntas e nós ajudaremos nas correções, como sentir e fazer o slide correto. (Clique aqui para enviar seu vídeo de slide)


Vamos criar uma série de vídeos ensinando passo a passo de como fazer slide. E também mais para frente pensamos criar eventos em diversas cidades e quem sabe pelo mundo ensinando corretamente as técnicas de frenagens e slides.


Dentro do projeto de vocês os slides ensinados são mais voltados para ladeira ou para pisos planos?

Pelo fato da maioria das pessoas estar no plano, então começaremos com estes, para começar a pessoa precisa aprender a fazer o carve, o slide está dentro do carve, com isto começara a sentir melhor em descidas, no entanto o Natan é especialista em Downhill  é um nível superior, uma velocidade superior, e pra chegar nesse nível é preciso muita experiência muito controle sobre as rodas.


O que seria o carve?

Imagine que suas rodas pintam a rua então são as curvas que vai desenhar no chão, outra situação é um ski na neve, cada curva que ele faz na descida que fica desenhado na neve é um carve.

Qual dica você daria para quem quer aprender um slide mais difícil? Exemplo: magic ou parallel.

Distribuição de peso nas duas pernas, o patinador deve imaginar que esteja sentado em um cavalo, deve se ter um espaço maior entre as pernas, a perna dominante é a perna que está para fora e a pressão não pode ser aplicada nos dedos e sim no calcanhar.

O que você recomenda para quem quer começar aprender slide, qual tipo de patins, rodas?

O patins depende de cada pessoa, como você se sente em seus patins e se tem controle sobre eles. Mas é importante que não seja um patins mole, que se dobre durante a manobra. E as rodas é melhor que comece com rodas menores, de 76mm a 80mm, pois quando está mais perto do chão você consegue sentir melhor o patins e os seus movimentos.


Os patins de freeskate são melhores pois você consegue ter um maior ângulo na manobra, patins agressivos não são recomendados pois tem muito plástico e o plate acaba encostando no chão.


As rodas são importantes que sejam um pouco mais duras, a partir de 85A, quando as rodas são novas é recomendado dar alguns powerslide, forçar um pouco a roda para desgastar a primeira camada e ter um bom deslize e isso depende também do peso da pessoa, do tipo de piso. Eu particularmente prefiro uma roda que desgaste mais e deslize mais.


Meu estilo de patinação é de um patinador urbano, se for utilizar em downhill são outras técnicas, outras configurações.

Conheça um pouco mais sobre este projeto nos links abaixo:

Facebook: Experts in Sliding

Facebook: Rui Rolling Under Influence

Quer aprender a frear com patins na ladeira? Conheça nosso curso online 100% gratuito, Freio em Ladeiras.

E ai curtiu o nosso bate papo com o Rui? Deixe nos um comentário ou entre em nosso Grupo do Facebook, compartilhe suas experiências, tire suas dúvidas.


Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP