Um patinador iniciante deve ter algumas habilidades necessárias para o bom desenvolvimento de suas técnicas, como: equilíbrio, conhecimento de lateralidade das bases, movimento de rotação e saber aplicar a pressão necessária nos patins. Segue a baixo as 10 técnicas que lhe tornará um patinador melhor.
Patinação em V
Utiliza-se a posição de base com joelhos flexionados reproduzindo uma marcha e aos poucos abrindo os pés em posição em V fazendo passos curtos em marcha.
Freio de Calcanhar
Necessário utilizar a posição de tesoura com apoio da perna de trás, se equilibrar em uma perna só, aplicar pressão no freio de calcanhar e travar como se fosse sentar em uma cadeira.
Curva em A
Posição em A com as pernas abertas, maior que a largura do ombro, joelhos flexionados e guia interna das rodas, não utilizando a rotação de tronco e sim a pressão nos pés para fazer a curva.
Limões
Utilizando a posição em V invertido para a posição em A e aplicando pouca pressão na posição alta e pressão mais forte na posição baixa e utilizando uma boa flexão de joelhos.
Patinação 2
Necessita de uma boa flexão de joelhos, peso sempre na perna de apoio e a outra abrindo fazendo o empurre lateral com maior pressão no calcanhar.
Freio em Giro
Necessário distribuir o peso na perna de apoio, o movimento de rotação está no quadril quando os pés estão calcanhar com calcanhar, pra realizar tem que ter o domínio da posição em tesoura, cinco rodas e joelhos com boa flexão.
Curva Paralela
Girar a parte de cima do corpo no sentido do centro da curva, posição de tesoura, distribuindo o peso maior na perna de apoio e utilizando as guias correspondentes das rodas do patins.
Freio em T
Maior parte do peso na perna da frente, a perna de trás corre normalmente deslizando empurrando até a da frente e os pés formando um ângulo que vai de 45 a 90 (graus), braços sempre para frente, pois evita rotacionar durante a frenagem.
Obs: é um freio intermediário, porém em nosso país muitas pessoas acabam por deixar de utilizar o freio do patins e iniciar com este é algo cultural nosso, porém não recomendado para um patinador iniciante.
Limões de Costas
Utilizando a posição em V invertido para a posição em A e aplicando pouca pressão na posição alta e pressão mais forte na posição baixa, olhando sempre por cima do ombro e utilizando uma boa flexão de joelhos.
Tesoura
Utilizado para passar em pisos irregulares, a posição de tesoura é: primeira roda do patins do pé de trás em paralelo com a ultima roda do patins do pé da frente, peso maior na perna de apoio que é a de trás e maior pressão no calcanhar.
Se você domina essas técnicas de forma precisa e para os dois lados, parabéns você já pode avançar para o intermediário. Caso não domine, acesse nosso curso de patinação online (totalmente gratuito) pois ajudará em seu desenvolvimento e aprendizado de outras manobras.
Comments