Anatomia dos patins

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Muitos que estão iniciando ou voltando a patinar ainda não entendem muito bem cada parte dos patins, é importante entender cada peça e pra que serve principalmente na hora de comprar. Com isso então vamos desmembrar e explicar cada componente.

A imagem acima ilustra um patins completo e todos os componentes que explicaremos a seguir

Bota: É o principal componente dos patins, como se fosse seu esqueleto é onde todas as outras partes irão se fixar e também onde podemos denominar o modelo do patins.

Há vários tipos e modelos de botas de patins, porém para um patinador iniciante é recomendável um patins softboot (botas macias) ou hardboot (botas duras) que possua cobertura para os pés e um cano para o tornozelo, esse apoio oferecido no tornozelo irá tornar sua patinação mais segura. Algumas botas tem furação UFS onde é possível trocar a base dos patins.


Liner: É o revestimento interno da bota que dará conforto e suporte, podendo ser removível em patins Hardboot.


Cadarço: Para melhor ajuste do patins nos pés e ajuda manter seus pés na posição adequada.


Cuff: Adiciona estabilidade ao redor do tornozelo, o tamanho vai variar com o tipo de patins. A maioria é de material plástico, enquanto alguns outros usam carbono para reduzir o peso.


Fivela do Cuff: Mantém seus pés na posição adequada. Deve ficar confortável, porém não muito apertado em suas canelas.


Velcro ou Fivela do Pé: Também chamado de alça de 45 graus, esta alça de velcro ou fivela de precisão ajuda a manter os pés no lugar e evitar deslizamento do calcanhar dentro da liner.


Base: É o que vai ajudar a transferir energia para as rodas, há uma variedade de materiais que podem ser feitas, geralmente são de alumínio, mas podendo ser também de magnésio, carbono e até mesmo plástico. Ao substituir as rodas nos patins deve sempre verificar antes quais são os tamanhos (de roda) que a base aceita.


Rodas: Nos dias de hoje as rodas são feitas de poliuretano, possuindo diversos tamanhos e durezas, para conhecer mais sobre rodas de patins clique aqui.


Rolamentos: Podemos dizer que é o coração da roda, eles que ajudarão a roda a girar, eles são classificados pelo ABEC - Annular Bearing Engineering Committee (Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares). Clique aqui e conheça mais sobre rolamentos de patins.

Espaçadores: Ficam posicionados dentro da roda entre os rolamentos, eles servem para manter os rolamentos firmes na posição correta, absorver vibrações, proteger contra desgaste e melhorar o desempenho dos mesmos.


Freio de Calcanhar: Os freios dos patins com rodas dispostas em linha normalmente localizam-se na base direita, porém algumas marcas você consegue trocar para o lado esquerdo, após saber algumas técnicas básicas de patinação você pode retirar o freio, porém lembrando que o parafuso da base onde se situa o freio é maior que os demais, na hora de retirar é necessário a troca desse parafuso. Patins de algumas modalidades específicas não possuem freios.


Parafusos: Para prender as rodas na base, possibilitando a troca das mesmas quando necessário.


Portanto para escolher um bom patins para iniciar na patinação é importante saber alguns detalhes para não se arrepender depois.


155 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP