Como comprar um patins de segunda mão

Atualizado: 6 de Mar de 2019


Você está começando a patinar e deseja comprar um par de patins novos?

Sim, mas gastar muito nessa crise às vezes é complicado, felizmente ainda há possibilidade de comprar equipamentos de segunda mão e vamos lhe dar algumas dicas para fazer escolhas ponderadas e evitar problemas.

Quando você quer encontrar uma verdadeira joia a um custo baixo, você tem várias opções, desde comprar com um colega próximo até mesmo a compra online, e nós iremos lhe dar uma visão geral.


Primeiro de tudo, você tem que definir suas necessidades antes de comprar: o que você quer praticar, com qual frequência e qual é seu orçamento?


Uma vez que você viu o produto que está interessado, é bom fazer uma breve pesquisa sobre ano de lançamento do produto, sua configuração inicial e preço inicial.


Algumas dicas para saber se o preço que a pessoa está pedindo é um valor adequado, é:

-Se o patins foi usado regularmente durante um período de tempo, normalmente ele é vendido pela metade do preço.

-Se não foram utilizados ou estão quase novos provavelmente será dois terço do seu valor inicial.

-Se eles são novos, normalmente as pessoas pedem 75% do valor inicial.


Onde encontrar para vender patins de segunda mão?

Grupos no Facebook , Mercado Livre, OLX entre outros. Porém sempre é bom ter alguns cuidados ao comprar pela internet, então aqui vão algumas dicas importantes:


Vendedores às vezes moram em cidades ou estados diferentes, sempre é bom pedir o máximo de informações e fotos sobre produto para ter uma ideia do seu estado geral.


Porém se possível, se forem da mesma cidade, tentar encontrar o vendedor e experimentar o produto antes de comprar, como formas de pé e tamanhos variam consideravelmente de acordo com as marcas. Você também pode ter um olhar mais atento ao produto e eventualmente, negociar o preço.


O importante é ter um olhar atento sobre o produto para definir a condição dos patins.


O boot ou bota externa é o critério eliminatório, a parte mais importante para verificar, pois se ele está muito danificado e tiver que substitui-lo é como comprar um novo par. Porém se estiver com apenas alguns riscos poderá ser esteticamente desagradável, mas não impede de patinar de forma eficiente.


Outra coisa que deve ser verificado é o apoio da bota. Mesmo se as condições exteriores em geral são boas, a sua estrutura pode ter enfraquecido durante os anos. Verifique a fixação da base onde pode haver possíveis fissuras, especialmente com botas de carbono.

Liner ou bota interna, pode ter um custo alto para trocar, por isso é importante verificar se não está desgastada, verificar se há desgaste nas partes onde está o sistema de fixação, observar a língua e a sola interna se há alguma deformidade e por ultimo, se possível, experimentar para ver se não há nem um ponto de pressão que pode vir a ferir seus pés.

O sistema de fixação é necessário verificar as fivelas, observar se os cadarços estão desgastados caso estejam no máximo você irá gastar uns R$10,00 a R$20,00 pra trocar. Porém se as presilhas estiverem danificadas, provavelmente será necessário troca-las e isso não sairá tão barato.

A base, outro custo significativo caso tenha que trocar, primeiro de tudo é observar se ela não está rachada ou enfraquecida, em seguida verificar sua precisão na fixação tanto no boot quanto das rodas, se possível apertar ao máximo os parafusos das rodas e mover as rodas lateralmente para saber se na base ficou solta com o tempo.

As rodas são importantes verificar o seu desgaste, o desgaste deve ser o mesmo e melhor se elas não estiverem com estrias, além disso, é importante observar o cubo ou núcleo da roda eles não podem estar rachado. Em geral os custos de uma roda entre 18 a 60 reais(cada) de acordo com o uso e diâmetro. Então tenha cuidado sobre seu estado geral.


Rolamentos, muito importante serem silenciosos ou fazer um som constante, um rolamento em bom estado é geralmente lubrificado, ruídos de areia ou de resistência a rotação são critérios de seleção muito eficientes, além disso, se eles apresentam ferrugem também é um rolamento que já não está mas bem conservado.

Em geral, assim como os automóveis, quando os patins saem da loja, eles diminuem de valor. Estes dados são apresentados apenas para informação e não refletem necessariamente a realidade. O comprador e o vendedor têm que concordar com o preço do produto, de acordo com o desgaste e outros fatores, tais como a sua raridade.


Por último e não menos importante, verifique a procedência do produto antes de comprar.


226 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP