Como fazer rodízio de rodas no patins

Quando se trata de patinação, a manutenção das rodas é uma prática muitas vezes esquecida, alguns patinadores acreditam que não precisam fazer manutenção em suas rodas por elas serem substituíveis, mas isso não quer dizer que você deva negligencia-las. Pelo contrário, as rodas vão passar por um monte de desgaste ao longo do tempo, podendo ser terra, pedras, água, terreno áspero e etc... Quanto menos manutenção você fizer em suas rodas, maior será o número de vezes que terá que substitui-las.


O rodízio da roda em seus patins é semelhante ao processo de rodas em um carro. O processo consiste em remover suas rodas e posicioná-las em um ponto diferente em sua base. Você poderá reposicionar suas rodas de qualquer maneira, mas há algumas diretrizes que são recomendados para garantir o desgaste da roda por igual. No entanto existe algumas configurações diferentes de patins no mercado, base de 3 rodas, 4 rodas, 5 rodas, hi-lo (também conhecida por 3 por 1) ou rockeados, as vezes pode ser um quebra cabeça fazer o rodízio corretamente de cada base.


Vamos lá as explicações das configurações mais utilizadas:


Nos patins de 4 rodas usa-se: 1-3- 2-4

Para patins de 4 rodas com rodas que são todos do mesmo tamanho, você vai utilizar a rotação 1-3- 2-4. Este método é conhecido assim porque requer a 1ª e 3ª rodas da base para ser trocado com a 2ª e 4ª rodas na base oposta.


Patins de 3 rodas: 3-2-1

Foto: Alfathor

Nessa configuração a 1º roda é a que mais desgasta e a do meio a que desgasta menos. Então a 2º roda vai para a frente e a roda traseira para o meio.













Patins de 5 rodas: 1-3- 5-2- 4

Você irá reposicionar as rodas nos pontos 1, 3 e 4, e movendo a roda da posição 1 para a posição 3, a que estava na posição 3 é movida para a posição 4, e a que está na posição 4 é movida para a posição 1. A roda menor que fica na posição 2 e trocada pela mesma do lado oposto.


Patins com base rockeada ou rodas rockeadas: 1-4- 2-3

A 1ª roda e a última são de tamanhos menores ou encostam menos no solo, então a 1ª irá trocar com a 4ª roda, já as do meio costumam encostar mais no solo e serem do mesmo tamanho, por isso se troca a 2ª com a 3ª.


*** é recomendável que você vire as rodas ao fazer o rodízio da seguinte forma, o lado da roda que estava virado para o lado de fora deve ser voltado para dentro. Isto manterá o desgaste uniforme e aumentará a longevidade das mesmas. Lembre se, sempre efetuar a troca das rodas de um pé para outro.


Quando devo substituir as rodas?

Esta é uma pergunta com muitas respostas pois o desgaste é diferente de patinador para patinador. A melhor resposta que podemos lhe dar é que uma vez que seus patins se tornam difíceis de manobrar é hora de considerar a substituição. Além disso, se você ver um ângulo muito perceptível em suas rodas, provavelmente é hora de substitui-las.


Forma e desgaste da roda

A) Uma roda perfeitamente nova ou relativamente sem desgaste será semelhante à esta que corresponde ao primeiro desenho, neste ponto você não precisa fazer nada.

B) Primeiros estágios de uma roda com desgaste irregular. Considere o rodízio, isso ajudará a equilibrar o desgaste e aumentar a longevidade de suas rodas.


C) Estágios avançados de uma roda com desgaste irregular. A roda foi girada e virada diversas vezes e está começando a mostrar o desgaste em ambos os lados, perceptível pela ponta afiada que está sendo criada no meio. Deve considerar substituição caso a patinação esteja difícil.


D) Neste ponto a roda precisa ser substituída urgente. Patinar certamente deve estar bem difícil neste momento e se continuar por mais tempo pode resultar em um cubo com rachaduras.

Acredito que a partir das explicações e ilustrações vocês possam ter compreendido melhor sobre a importância do rodízio e como o fazes para cada configuração, algo muito importante é sempre verificar o estado das rodas antes de ir patinar, pois assim irá observar se vai precisar fazer o rodízio ou não.

E agora, ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário, faça parte de nosso grupo do Facebook.


** Corrigido 14/11/2019

1,816 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP