Essa é uma pergunta muita intrigante, com certeza muitos de vocês já devem ter pensado sobre isso, vemos até muitas comparações de que seria como andar de bicicleta, algo que não se esquece, mas será que para o patins é a mesma coisa?
Todo mundo tem uma fase em que quer aprender a patinar e se esforça para aprender e executar bem essa tarefa. Mas as vezes com a chegada de compromissos, responsabilidades e comum que algumas pessoas deixem os patins e lado.
Mas, um belo dia, sempre acontece um desejo repentino de subir de novo no patins só para ver no que dá. E é exatamente nesse momento que surge a dúvida cruel: será que eu ainda lembro como patinar? Se você aprendeu de verdade na infância ou até mesmo na fase adulta você não esquece como patinar sabe por quê?
Isso porque o cérebro humano é programado para guardar informações e, no caso das atividades motoras, essa função é armazenada no cerebelo, que fica entre a nuca e o pescoço. No cerebelo é onde guardamos tudo o que está relacionado ao equilíbrio e à coordenação dos membros. A execução dos movimentos necessários, por outro lado, ficam armazenados no sistema extrapiramidal.
Assim, esse conjunto de informações armazenadas fica guardado como um arquivo que quando necessário, conseguimos acessar e recuperar automaticamente a memória de como cada coisa é executada e isso proporciona ao cérebro uma economia de energia, recurso que seria desperdiçado caso nós precisássemos aprender tudo novamente o que executamos, como: escrever, tocar um instrumento, etc...
Ai você vai me perguntar: eu patinava quando era criança e fazia tudo com os patins e agora 20 anos depois que voltei mal consigo me equilibrar, como você explica isso?
A patinação diferente de andar de bicicleta ela exige movimentos mais complexos e multidirecionais, então para que realmente seu cérebro armazene todos os movimentos é necessário que você tenha praticado muito a patinação e todos os movimentos enquanto criança, caso contrario, se você só andou de patins poucas vezes ou quando seu primo ou amigos te emprestavam, é bem provável que seu cérebro não conseguiu armazenar pois você não aprendeu de verdade as técnicas.
Algumas pessoas vão conseguir se equilibrar e patinar para frente, mas terá que aprender e treinar as técnicas para que seu cérebro, juntamente com o cerebelo comece armazenar em sua memória todos esses movimentos complexos.
Em nosso curso online totalmente gratuito, te explicamos como treinar de forma correta e realizar a técnica de repetição espaçada para que você consiga armazenar e realizar automaticamente todas as técnicas que ensinamos. Se você pretende voltar a patinar depois de muito tempo, recomendo que veja a lista de patins para iniciantes que recomendamos, venha se tornar membro do maior portal de patinação do Brasil e aprender muito mais sobre esse esporte que tanto amamos.
Eu patinei dos 15 aos 17 anos, em meados da década de 90, usando quads. Por questões com dedicação a família, trabalho e outras prioridades, deixei a patinação de lado. Estou voltando agora em 2021, longos 26 anos depois, com 43 anos e usando in line. O primeiro contato após este longo período foi estranho, mas com um pouco de treino rapidamente recuperei o equilíbrio e a noção espacial. Lógico que não tenho a mesma agilidade de 26 anos atrás, mas após muito pouco tempo praticando já consigo patinar com segurança novamente.