Passo a passo: Como fazer curva com patins (Crossover)

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Hoje a nossa postagem é direcionada especialmente para Bia Santana, paratleta de patinação de velocidade.


Acredito que muitos que vão ler aqui já devem ter assistido vídeos e tutorias ensinando algumas técnicas ou algumas manobras de patinação, no entanto você já pensou em somente ler ou escutar alguém descrevendo a técnica, cada detalhe do movimento e você executar apenas imaginando como seria? Não?! Nessa matéria iremos tentar descrever o passo a passo do crossover para a Bia, ela quer muito aprender e melhorar sua técnica e nós nos prontificamos escrever como seria o passo a passo dessa técnica.

Se você já teve aulas de patinação, você já sabe o mantra do patinador: Vá devagar! Mantenha-se em posição de base, dobre seus joelhos para trazer sua bunda mais perto do chão, não dobre sua cintura, mantenha seu tronco ereto. Finja sentar-se em uma cadeira invisível ao exercitar até que esta postura esteja impecável. Uma postura de patinação adequada diminui seu centro de gravidade, dando-lhe maior estabilidade. Ele também permite uma extensão de perna mais ampla, permitindo que você execute crossovers mais amplos e mais poderosos.


O patinador deve conhecer as bordas ou guias dos patins, borda interna (parte de dentro das rodas) e externa (parte de fora das rodas) e a primeira habilidade que ele deve conseguir fazer é ficar na guia central das rodas (o pé bem reto, sem cair pra dentro ou para fora).


1º Passo: Treinar as bordas ou guias

Para treinar melhor essa posição de guia central, você poderá treinar com uma perna parada imaginando uma linha reta e as mãos nos joelhos na perna de apoio (a que ficará parada) e com a outra perna fazer o empurre lateral.

Em seguida repita esse movimento de empurre com uma perna, porém agora em círculos médios e a perna de apoio agora ficará levemente inclinada na borda externa (parte de fora das rodas) pra saber que realmente está na borda externa das rodas, você ira sentir uma pressão do seu cuff na lateral interna da sua canela, pratique para os dois lados.


2º passo: Treinar a posição de tesoura alinhada

Este movimento consiste em um pé passando a frente do outro bem alinhado sem as rodas se encostarem, porém ainda não irá cruzar em sua totalidade,  isso vai ajudá-lo a dominar o movimento e fazendo com que seu corpo se sinta mais confortável, você vai naturalmente começar a cruzar mais e mais, porém o maior erro que as pessoas cometem ao fazer esse movimento é não flexionar bem os joelhos (o que pode ocasionar o toque das rodas e uma possível queda), outro ponto importante é realizar o giro de tronco (seu tronco deve estar voltado para o centro da curva), para facilitar e guiar seu movimento coloque um braço esticado a frente e outro para trás.


3º Passo: Realizar a posição de cinco rodas

Os joelhos devem estar bem flexionados, peso na perna da frente, a perna de trás somente com a roda dianteira encostando no chão e seu joelhos encostando atrás dos joelhos da perna da frente, fazer  essa posição sem balançar a perna de trás (uma boa dica para não balançar a perna de trás é pressionar a parte de trás do cuff do seu patins na panturrilha).


Então você patinando em círculos médios irá fazer 2 empurres laterais em seguida irá passar a perna a frente e ficar na posição de 5 rodas. Isso irá ajuda-lo na distribuição de peso, no momento que cruzar as pernas, mas lembre se, o peso não pode estar igual nas duas pernas pois poderá lhe desestabilizar.


4º Passo: Empurra, cruza e reagrupa

Quando chegar nesse momento você já vai ter mais confiança na hora de cruzar, aqui você em círculos médios irá fazer de forma ritmada e ainda não tão rápida, empurrar lateralmente e essa perna que empurrou irá passar a frente da outra cruzando e a perna que está atrás fará um leve empurrão e irá reagrupar (posição inicial), é muito importante estar com joelhos bem flexionados e a posição do tronco sempre girando para o centro da curva (sem o giro do troco o quadril irá travar e você não conseguirá fazer a curva).


Estes quatro passos são para se fazer um crossover normal, porém há crossover que os patinadores de velocidade realizam, onde acrescenta o under push (empurre com a perna de trás no cruzamento).


5º Passo: Under push

Observe como depois do crossover os patins traseiros continuam a deslizar lateralmente e se nesse momento você poderá adicionar alguma força a este empurrão, isto é chamado under push, que pode ajudar a gerar ainda mais força e velocidade. Isso vai exigir um joelho muito bem flexionado (joelho dianteiro da perna de apoio) e não deixando os patins  da perna da frente ficarem na borda interior.


Contudo a maior parte do seu impulso vem de empurrar para fora com o pé dentro, uma vez que cruza por trás do pé externo. Se você está patinando no sentido anti-horário, seu pé esquerdo vai cruzar por trás e para a direita. Não empurre o seu patins para trás, este movimento só irá gastar sua energia e não trazendo nenhum benefício ao movimento. Em vez disso, empurre para fora, de forma quase perpendicular à sua direção de viagem. Observe que seus quadris agora estão inclinados para baixo em direção à esquerda.


Esta técnica requer muito treinamento e o seu aprendizado acontece de forma progressiva, treinando cada passo as vezes chegando a exaustão. Recomendo antes de treinar essa técnica que o patinador domine completamente as técnicas ensinadas no curso online de patinação, pois essas técnicas lhe darão alguma base para aprender o crossover.


Faça parte de nosso Grupo do Facebook.





555 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP