Rolamentos do patins, você tem dúvida?

Atualizado: 6 de Mar de 2019

O rolamento é uma das peças fundamentais no patins e percebemos que muitos ainda tem dúvidas simples sobre esse componente. Selecionamos os questionamentos mais recorrentes na internet sobre eles.

O que é um rolamento? É um dispositivo antifricção que fica entre o eixo e as rodas do seu patins. Eles ficam ligados a cada roda do seu patins por meios de parafusos. Com isso reduzindo o atrito e fazendo que a velocidade e a eficiência sejam maiores em seu patins.


Escolhem-se patins pelo rolamento? Não necessariamente, se escolhe o patins pelo conjunto de componentes, hoje há diversos modelos de patins no mercado, cada um atendendo uma necessidade ou uma modalidade específica, os rolamentos podem ser trocados em qualquer patins para uma melhor precisão.


O que é ABEC? ABEC (Annular Bearing Engineerring Committee ou Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares) é uma classificação internacional sobre precisão de rolamentos. Onde são classificados em números ímpares de 1 a 9, sendo que quanto maior o número, maior a precisão e tolerância que o rolamento trabalhará.


Quanto maior o ABEC do rolamento, mais rápido ele é? Um rolamento nominal ABEC mais elevado não significa necessariamente que o rolamento será mais rápido. Simplesmente significa que o rolamento é capaz de suportar uma maior quantidade de rotações por segundo com maior precisão. Portanto não quer dizer que o ABEC 9 seja mais rápido que o ABEC 1, mas sim, que o ABEC 9 está em conformidade com o padrão de velocidade mais rápida, ou seja, o 9 terá uma maior precisão e tolerância a certa velocidade que o 1. Os padrões mais altos de ABEC são feitos principalmente para máquinas cirúrgicas ou equipamentos de aeronaves enquanto os mais baixos, para patinadores, skatistas, etc.


Quando e como limpar os rolamentos? Se sentir seu patins barulhento ao patinar ou quando passar por lugares molhados ou até mesmo por lugares com muita terra ou areia na pista é a hora que deve-se pensar em limpar seus rolamentos, caso contrario você pode danifica-los bastante ao ponto de ter que comprar novos. Utilizar óleos de casa/garagem normais provavelmente, não é a forma mais recomendada para limpar, pois irá agir como um adesivo para sujeira assim vai entupir seus rolamentos. A melhor forma de limpar e lubrificar seus rolamentos são o que o fabricante recomenda, quer saber como limpar de acordo com cada tipo de rolamento?

Ainda tem alguma dúvida ou deseja compartilhar sua experiência a respeito dos rolamentos do patins? Participe do nosso grupo do Facebook (clicando aqui) e compartilhe com a gente.


Quer aprender a patinar ou melhorar a sua técnica de patinação com uma metodologia utilizada há mais de 20 anos nos países mais desenvolvidos no mundo da patinação? Clique aqui e conheça nosso curso online de patinação, é totalmente gratuito!


0 visualização

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP