Saiba da importância dos equipamentos de proteção

Atualizado: 5 de Mar de 2019

Hoje nossa postagem é um alerta para o pessoal que está iniciando a prática da patinação ou que já se encontra no esporte. É um assunto ignorado por alguns que se dizem “experientes”: sim, iremos falar sobre equipamentos de proteção e sua importância na pratica do esporte.


(Mecanismo de lesão da fratura de punho, o uso do wrist guard reduz o risco deste tipo de fratura)


Todo dia ouvimos algumas histórias de colegas que se machucaram gravemente, pois estavam sem os equipamentos. Muitos que estão começando se machucam e acabam por largar o esporte achando que é perigoso. Perigoso é, sim, para quem pratica de forma irresponsável e achando que proteção é só pra quem está começando, quando, na verdade, ela deve ser usada independentemente do nível que se encontra, pois quanto mais se evolui, mais perigosas podem ir ficando as manobras, sendo que o risco de lesão sem as proteções são ainda maiores.

Como surgiram as proteções? Na década de 1990, em algumas cidades, vilas e parques do EUA e da Europa, e outras partes do mundo, foi proibida a prática da patinação inline por ser considerada um esporte sem segurança. Nessa mesma época foi percebido, muitas vezes de forma dolorosa, os riscos deste esporte e, assim, os fabricantes de patins inline começaram a comercializar equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, cotoveleira e protetor de pulso, sendo também quando surgiu o programa de patinação inline, que é pouco conhecido até hoje , o ICP (Programa de Certificação inline).

Para aqueles que já estavam patinando profissionalmente, foi muito difícil, como até os dias atuais ainda é, pois eles haviam praticado há anos sem um programa de patinação e sem as devidas proteções. O que muitos não levaram em conta é que a velocidade de controle e parada, e as pistas, eram diferentes entre as modalidades, sendo imprevisíveis e oferecendo desafios inesperados.


Além disso, equipamentos de proteção são muitas vezes esquecidos, porque são vistos como complicados, pouco atraentes e, dependendo da modalidade de patinação, podem realmente atrapalhar técnica. Mas, claro, há aqueles que juram colocar equipamentos de proteção, independente da forma como ele olha, sente, ou que tipo de patinação que estão fazendo, e nunca sai de casa sem ele.

Se você é novo para o esporte e patina em um ambiente urbano, é altamente recomendável que você use equipamento de proteção. Isto inclui protetores de pulso, joelheiras, cotoveleiras e capacete. Todas essas peças devem ser do tamanho correto, devidamente apertados e em bom estado de funcionamento, o equipamento de proteção não deve mover-se com o impacto, pois pode deslizar se você cair.


A parte mais importante a considerar, é claro, é o uso do capacete. O capacete deve caber confortavelmente na cabeça e ir até a testa, não deve ser inclinado para a frente ou inclinado para trás e acima de cada orelha deve haver um triângulo com dois lados iguais. Não deve haver movimento lateral ou traseiro do capacete e a cinta deve ser confortável, permitindo não mais do que a largura de dois dedos do queixo.



A imagem acima é um mecanismo de concussão que é uma lesão cerebral causada por uma pancada na cabeça ou uma agitação violenta da cabeça e do corpo, é considerada uma lesão leve, sem a utilização do capacete pode ocorrer uma lesão mais grave deixando sequelas ou até mesmo levando a morte. Saiba mais sobre "A concussão Cerebral" e "Traumatismo Cranioencefálico".


A roupa também é importante, deve ser confortável e cobrir bem o seu corpo, para ajudar a proteger a pele das quedas. Como a patinação irá aquecê-lo, use roupas que permitam a transpiração, sejam maleáveis e leves.

O equipamento de proteção deve ser usado independentemente da sua capacidade de patinação, do tipo de patinação que você está fazendo e de onde você está patinando. Lembrando que cada modalidade tem equipamentos de proteção específicos, que você também pode encontrar em nosso site.


Caso tome todas as precauções e ainda assim algum amigo se machucar não se esqueça de prestar os primeiros socorros (Veja como).


Faça parte de nosso Grupo do Facebook, compartilhe suas experiências, tire suas dúvidas!



93 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP