7 benefícios da patinação fitness

Atualizado: 4 de Mar de 2019

Quando você pensa em condicionamento físico e em boa forma, sua mente provavelmente perambula quase imediatamente para os métodos bem conhecidos de perda de peso. Indo para a musculação, caminhada, natação, correr, andar de bicicleta e Yoga são mais fáceis de ser as atividades que vêm à mente.

No entanto, um esporte popular para perder peso e obter níveis de condicionamento físico é frequentemente negligenciado, é a patinação fitness. Sim aquele esporte que você frequentemente vê as pessoas andando em parques, ciclovias e calçadões pode ajudá-lo a entrar em forma.

Há tantos benefícios para a saúde que irá  surpreendê-lo. O bônus extra é que além de melhorar a saúde física, também é um excelente atividade para melhora do estresse e saúde mental.

Aqui estão 7 razões pelas quais você deve pegar os seus patins para entrar em forma:

1 - Melhora do equilíbrio

Algumas pessoas têm equilíbrio natural, mas para muitos isso não é algo que vem naturalmente. A patinação melhora seu equilíbrio graças aos músculos usados ​​durante a patinação, que são: isquiotibiais, quadríceps, panturrilha, além  dos músculos estabilizadores da região lombar e do abdômen. A patinação exige que você mantenha um núcleo firme para permanecer na posição vertical, que é a receita perfeita se você quiser alcançar um equilíbrio melhor.


2 - Evita lesões nas articulações

Não estamos nos referindo às quedas ou arranhões nos joelhos que você pode ter com a patinação (é para isso que servem os equipamentos de proteção), estamos nos referindo às típicas lesões musculares e articulares dos esportes.

Quando comparamos a patinação fitness com a corrida de rua, a corrida de rua você sofre muito mais estresse nas articulações dos joelhos, tornozelo e quadril durante a prática do esporte. Quando você anda de patins, há um movimento fluido ,não há movimentos bruscos como corrida. Graças a esse movimento fluido na patinação, é menos provável que você sofra por danos nas articulações.


3 - Queima calorias

É um fato bem conhecido que, para perder peso, você precisa queimar mais calorias do que consome todos os dias. Porém há muitos artigos que falam que patinar por 1h pode chegar queimar até 800cal, mas para que isso aconteça é necessário manter uma velocidade constante, uma certa intensidade e percorrer uma determinada distância. É claro que seu peso influencia a quantidade de calorias queimadas em uma hora de patinação. Patinar é uma atividade cardiovascular,  faz com que o seu coração trabalhe mais, se exercite, e se você andar de patins regularmente e seguir uma dieta saudável, logo verá a gordura “derreter”.


4 -  Fortalece os músculos

Outro grande benefício para a saúde é que a patinação ajuda a construir força corporal.   Uma vantagem de andar de patins é um treino para o corpo inteiro, mas é claro que algumas áreas e grupos musculares fortalecem mais que outras.

Desenvolvendo assim os músculos isquiotibiais, quadríceps, panturrilha, os músculos estabilizadores da região lombar e do abdômen. E outros membros que fortalecem porém não tanto quanto os membros inferiores são os músculos do braço e ombro quando balança-os enquanto patina.


5 - Melhora da resistência

Endurance é outro benefício para a  saúde, melhora a resistência muscular. Nós já aprendemos que andar de patins aumenta a força, mas com isso também vem um grande aumento na resistência muscular, o que significa que você será capaz de patinar por mais tempo sem fadigar rapidamente a musculatura.


6 - Excelente exercício cardiorrespiratório

Patinação ajuda a reforçar a saúde  do coração, a American Heart Association considera os esportes com patins uma forma eficaz de exercícios aeróbicos. A patinação fitness moderada aumenta a sua frequência cardíaca média de 140-160 batimentos por minuto. E se você é do tipo mais ousado ou participa de formas mais rápidas de patinação, como patinação de velocidade , você pode aumentar sua frequência cardíaca drasticamente até cerca de 180 batimentos por minuto.


7 - Patinar alivia o estresse e te deixa mais feliz

São óbvios benefícios da patinação  para a saúde física, mas há também benefícios para a saúde mental. Patinar limpa a mente, minimiza formas leves de depressão e faz você feliz.


A patinação ativa os hormônios da felicidade que são:  endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, e diminui os hormônios da tristeza que são: corticotrofina, cortisol, estrogênio, progesterona e T4.


As endorfinas  aliviam a "dor cerebral" e, graças ao treino aeróbico prolongado da patinação, você se sentirá naturalmente bem. Você também poderá aproveitar as boas endorfinas da patinação na melhora dos níveis de concentração e isso permitirá que você aprimore mais ainda suas técnicas sobre os patins.


A patinação também é uma atividade relaxante, ajudando a aliviar o estresse do dia-a-dia. Escolha uma localização tranquila (parque, ciclovia,beira mar...) ideal para andar de patins e aproveite o momento com foco no ambiente, na respiração e no ar fresco.


Os benefícios da patinação fitness são simplesmente alucinantes. Se você está pensando em fazer um esporte para condicionamento físico, andar de patins é um dos melhores tipos de exercícios que você pode fazer, podendo se divertir e entrar em forma de patins e esquecer todas as suas preocupações. Se você ainda não começou a patinar, agora é a hora!





361 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP