A posição do joelho pode interferir na patinação?

Atualizado: 2 de Fev de 2019


Se alguma vez você assistiu o seriado“Chaves”, já deve ter notado o formato curioso das pernas do personagem “Kiko”, Mas você sabia que esse tipo de desalinhamento do joelho pode causar sérios riscos ao funcionamento e bem estar das pernas?


O Joelho valgo é um tipo de desalinhamento nos membros inferiores que afeta muito mais mulheres do que homens, devido ao fato delas possuírem o quadril mais largo e terem menor massa muscular. Nesse desalinhamento, os joelhos são forçados “para dentro” e os pés se posicionam “para fora”, e os indivíduos possuem as pernas com o formato de “tesoura” ou X.


Quais são as causas do joelho valgo? 1º falta de força no quadril 2º Rigidez no tornozelo 3º Fraqueza do quadríceps 4º Fraqueza dos ísquios-crurais

Normalmente esse tipo de joelho não há sintomas por um longo tempo de sua vida, porém com o passar do tempo poderá vir sentir dor na parte interna do joelho, vir a andar com os joelhos juntos, mas se tiver apenas um joelho em valgo tem a postura anormal da coluna oscilando de um lado para outro e diminuição da estabilidade do joelho.

Porém há graus desde sendo fisiológico à patológico (doença), no grau mais avançado existe limitações e é recomendado acompanhamento com um especialista.


E como isso poderá interferir em sua patinação?


Nesse caso o que poderá ocorrer de os joelhos roçarem um no outro durante a patinação levando a pessoa a fazer uma passada em tesoura (cruzando uma na frente da outra) se é um iniciante provavelmente irá cair na hora de cruzar as pernas, porem a flexão adequada dos joelhos como na posição de base diminui um pouco desvio dos joelhos em valgo. Outro problema que ocorre é a pisada pronada levando os patins a ficarem em guia interna dificultando sua fluidez na patinação, e poderá também haver um desgaste maior na parte interna da bota dos patins levando ao desconforto e dor, uma maneira de ajustar a pisada é forçando um pouco mais a parte da lateral externa do pé para ficar em posição central ou neutra.


Outro desalinhamento muito conhecido é o joelho varo, onde as pernas ficam posicionadas como as de um cowboy, ou alguém montado em um cavalo. No desalinhamento em varo, há uma maior sobrecarga na parte medial (parte de dentro) do joelho e estiramento das estruturas laterais, pois essa articulação fica “para fora” e os pés se posicionam “para dentro”.

Quais são as causas do joelho varo? Hipertrofia da musculatura medial (parte de dentro) da coxa e /ou a hipotonia da musculatura lateral (parte de fora) da coxa.

Um joelho varo pode causar uma diminuição da eficiência do quadríceps femoral, levando a fadiga, diminuição da absorção de choques, aumento da carga na articulação. Em caso de joelho varo bilateral muito pronunciado, é possível observar, durante a locomoção, uma alternada basculação do corpo para um e para o outro lado a acompanhar o movimento das pernas. Podendo sentir dores na frente ou no meio do joelho. Também há graus desde fisiológico (normal) à patológicos (doença)

Como o joelho em varo pode interferir na sua patinação? O joelho na posição de cowboy pode interferir em uma flexão inadequada ou quase nem uma, pois nesse caso a pessoa tende a estender os joelhos o que para um iniciante o levará a quedas. Muito provável que ele utilizará a guia externa dos patins também forçando o tornozelo no lado externo da parte de dentro da bota podendo haver um maior desgaste e com isso incomodo e dores no tornozelo. Uma forma de ajustar a patinação nesse tipo de postura é flexionar na posição de base os joelhos tentando junta-los um pouco e a pisada supinada ajusta-se fazendo uma leve pressão no dedão do pé com isso levando a pisada neutra ou guia central do pé.

Dicas para detectar o joelho torto Uma maneira de avaliar em casa se existe um desalinhamento dos seus joelhos é tentar encostar os tornozelos e os joelhos na frente do espelho. Com as pernas esticadas, se somente os tornozelos se encostarem e os joelhos ficarem afastados, seus joelhos são varos; se acontecer o contrário, somente os joelhos se tocarem e os tornozelos ficarem separados, seus joelhos são valgos.

É importante lembrar que o acompanhamento com especialista, como fisioterapeutas e ortopedistas, é fundamental para alguns indivíduos e nunca se deve fazer automedicação em casos de dores agudas, pois o alívio é apenas momentâneo e o problema não é resolvido.


791 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP