Aprenda a respirar corretamente durante a patinação.

Atualizado: 5 de Mar de 2019

A patinação é uma atividade aeróbica, e o que seria isso? Necessita de oxigênio para gerar energia, então isso quer dizer que você precisa ter uma boa respiração.


Será que você sabe respirar correto durante a patinação?

Durante a prática esportiva, o corpo costuma mostrar sinais, geralmente representados por dores e desconfortos, de que a respiração não está sendo eficaz. Ao expirar , os músculos abdominais contraem-se e fornecem maior sustentação do corpo para realizar o movimento.Porém, quando se respira de maneira inadequada, ocorre uma espécie de cãibra no diafragma,causando essas sensações doloridas , conhecida como “dor de burro” ou “de baço”.


Inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Essa forma de respiração é popularmente conhecida como uma das mais eficazes para oxigenar o organismo por isso o presidente da Academia Brasileira de Rinologia ( ABR), Nilvano Andrade, ressalta: “Inspirar pelo nariz é filtrar o ar e permitir a expiração pela boca, tornando a troca de ar mais coerente e saudável. Quando realizamos esforço físico mais intenso como, por exemplo, na patinação, é comum e normal utilizarmos a respiração oral. Não há problemas, mas a respiração predominante tem que ser a nasal. Se estiver se esforçando muito e, desta forma, forçando a respiração pela boca, pare um pouco e respire profundamente pelas vias normais”.

No entanto a melhor forma de respirar é utilizando a respiração diafragmática, importante no nosso dia-a-dia para falar, cantar, para o bom funcionamento dos intestinos, para aumentar a capacidade respiratória e, consequentemente, aumentar a resistência durante a prática de esportes. No início, a aprendizagem pode ser difícil, mas vale a pena insistir, pois os ganhos são muitos. Apesar de a respiração ser importante durante toda a vida, 95% das pessoas não sabem respirar corretamente utilizando toda capacidade pulmonar.

Quando inspiramos, o diafragma desce, enche como uma bola de aniversário, pressionando o abdômen para fora e massageando os órgãos internos. Quando expiramos, o diafragma sobe e a barriga fica murcha, entrando como se o umbigo fosse colar nas costas. “Ar para dentro barriga para fora, e ar para fora barriga para dentro.


O domínio da respiração facilita a prática da patinação, aumenta a resistência a fadiga, ajuda na recuperação e no alongamento após o exercício físico. Deve-se patinar respirando o tempo todo pelo abdômen e não pela parte superior do peito. Desta maneira, o atleta estará oxigenando o cérebro, protegendo a coluna e aumentando o condicionamento físico. Esta é a respiração fisiológica, como a dos bebês.


A respiração inadequada reduz significativamente o fornecimento de oxigênio ao corpo. Para restabelecer a capacidade de respirar corretamente, basta que se concentre algumas vezes por dia para ver se você está respirando pelo nariz ou pela boca e se a sua barriga se move ou não durante a mecânica do processo.


0 visualização

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP