top of page
Foto do escritorLuara Carvalho

As principais causas para a dor no pé ao patinar

O nosso pé ele recebe toda a sobrecarga mecânica do nosso corpo no dia a dia. Com isso, dependendo de sua atividade que você realiza durante o dia e o formato ou tipo do seu pé, algumas atividades físicas podem levar a dores ou desconforto.

Sempre ouço muito relato de patinadores que sentem dores nos pés ao patinar, alguns com poucos minutos já sentem dores onde necessitam retirar o patins para aliviar, vamos explicar nesta matéria de forma geral quais são os fatores que ocasionam essas dores.

O tipo de patins pode ocasionar dores, como patins de brinquedo ou pouco acolchoado internamente, alguns modelos fitness recreativos onde a costura da bota é de má qualidade e laceia com facilidade, um adulto que usa um patins infantil, um patins pequeno demais ou largo demais, tudo isso pode gerar dor e desconforto.


O sobrepeso também é outro fator, quanto maior o nosso peso, maior a sobrecarga no nosso pé e ele pode doer como um todo.


Outro ponto que não podemos esquecer é o tipo de pisada e o tipo de pé, se a gente pisa mais para dentro ou mais para fora a gente sobrecarrega pontos específicos do pé que podem levar a dor.



O tipo de pé mais cavo ou mais chato eles não amortecem nossa pisada de forma correta e também podem levar a dores e deformidades.


E quais os problemas mais comuns de dores nos pés ao patinar?


A grande maioria dos patinadores sente uma dor na lateral interna do pé, pelo atrito com a bota e o tempo patinando pode causar uma vermelhidão intensa nesta região.



E isso ocasiona muitas vezes por má distribuição do peso e até mesmo o tipo de pisada. No caso da má distribuição do peso acaba por colocar mais peso nos calcanhares e isso ocasiona uma tensão excessiva no flexor longo dos dedos, flexor longo do 1º dedo e no tendão do músculo tibial posterior. Pessoas que têm a pisada pronada demais e acaba tendo mais pressão nessa região do pé.


Já na pisada supinada você acaba forçando a lateral externa do pé, isso acontece muito mais com homens por ter o arco do joelhos mas valgo e quando compram patins softboot ou que não suporta o seu peso e a força da pisada, ele vai laceando externamente e fica até difícil de patinar e evoluir na patinação, mesmo apertando bem os patins.


O patins na hora que você compra, principalmente se for pela internet, é importante você tirar todas as dúvidas com o vendedor, desde a forma, tamanho em centímetros e tudo mais. Para que não tenha problemas na hora que chegar e ele ficar ou apertado demais ou largo demais.


Tome cuidado ao comprar patins na loja física, pois muitas das vezes na hora de experimentar não prestamos muita atenção se há ponto de pressão ou não, se está largo ou apertado, e com medo de ficar em pé com patins na loja, muitas vezes não experimenta como seria ficar em pé com o patins e isso é extremamente importante para ter a real sensação de como ele vai ficar em seu pé.


Não cai nessa que patins hardboot laceia, se sentir qualquer ponto de pressão experimente outro modelo, pois o que acontece é que algumas botas internas de patins hardboot são moldáveis no pé, no entanto a bota externa de plástico ela não irá lacear com o tempo e sim ocorrerá o desgaste natural de qualquer componente plástico.


Então na hora de experimentar cuidado com o vislumbre da loja de patins, e em querer levar o mais bonito, pense no que você quer praticar e o conforto que aquele patins lhe dará no momento que colocar nos pés e ficar em pé com ele, isso vai fazer total diferença principalmente para aqueles que estão iniciando ou retomando a patinação.


Patins mais duros, feitos de fibra de carbono ou de vidro, tendem a doer mais nos pés por um período, pois recebem quase que toda vibrações vindo do contato da base e rodas com o solo, alguns modelos são termo moldáveis, nesse caso sim eles irão moldar com o calor, porém se não há nenhuma especificação do fabricante neste sentido, fique atento.


Muitos iniciantes sentem dores nos pés após patinar 15 a 20min, o medo a insegurança de estar sobre rodas pode levar a tensão nos pés e essa tensão pode causar tanto dores embaixo do pé no que chamamos de fáscia plantar, que é um tipo tecido, quanto até dores na parte da frente da perna.


Porém quando falamos de patinadores experientes alguns sentem dores também por má postura, pois muitos têm o vício de patinar e ficar na guia externa, utilizando mais a borda externa das rodas, então acaba apoiando na lateral externa dos pés. E isso também pode haver pontos de pressão e ocasionados dor tanto no maléolo medial do tornozelo, pois o cuff acaba pressionando nesta região, quanto na borda externa do pé e na lateral externa da canela na região que fica os músculos fibulares.


Agora algo que nunca ouvi ninguém falar sobre isso. O patins diferente do tênis ele não possui uma mobilidade de flexionar ou estender os dedos, nossos pés acabam ficando mais parados e usamos muito mais os tornozelos e quadril para patinar. E essa sobrecarrega sem movimento direto dos dedos dos pés para quem não está acostumado pode levar a dores também. E nesse momento que tanto formato do pé ou o tipo de pé vai ajudar a entender o porquê de sua dor, dependendo do ponto de pressão que estás sentindo.


Então antes de dizer que a culpa das dores nos pés é por conta do patins ou porque você não leva jeito para isso, tente entender todos os fatores que possam estar ocasionando as dores. É seu pé? Patins inadequados? Má postura ao patinar? Sabendo a causa é mais fácil achar uma solução mais adequada.


Agora se você sente dores e desconforto intenso, ao ponto de ficar inchado seus pés, é importante procurar ajuda de um médico especialista.


Gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre patins e patinação? Então venha tornar-se membro da nossa comunidade de patinadores e aprender sobre o esporte que tanto amamos. Quer saber mais sobre dores nos pés, assista o vídeo:


inscreva-se no canal do youtube

5.606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page