Como prevenir lesões na patinação

Atualizado: 6 de Mar de 2019

A patinação inline é uma forma popular de exercício que pode queimar tantas calorias como corrida ou ciclismo e com menos estresse nas articulações. Porém a Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo (National Safety Council) nos EUA estima que teve mais de 61.000  lesões de patinação tratadas em 2007.

Dentre as lesões mais comuns de patins inline são as musculoesqueléticos incluindo fraturas e entorses. O pulso é a parte do corpo mais frequentemente lesionada, constituindo 37% de todas as lesões e dois terços das lesões são fraturas. As lesões na cabeça representam cerca de 5% das lesões em patins.


Sabendo que  há um número considerável de lesões na patinação é importante saber como prevenir, elas são inevitáveis ​​até certo ponto, pois as quedas são comuns. No entanto pessoas que estão iniciando no esporte devem considerar fazer aulas ou ajuda de um patinador mais experiente, pois cerca de 14% de todas as lesões no esporte acontece com os novatos.


Então é importante além dos equipamentos de proteção (conheça a importância deles), saber algumas técnicas básicas como aprender a parar, ter equilíbrio e controle de velocidade. Outro fator que deve ser considerar é inicialmente ficar em ambientes seguros (parques, quadras esportivas...) e evitar áreas com muito tráfego, ladeiras, obstáculos e superfícies irregulares que aumentam o risco de quedas.


Sobre os EPI’s (equipamento de segurança individual) no estudo Risk Factors for Injuries from in-Line Skating and the Effectiveness of Safety Gear, foi demonstrado que o uso de protetores de pulso pode reduzir o número de lesões no pulso por 87%, utilizando cotoveleiras pode diminuir o número de lesões de cotovelo em 82% e usar joelheiras podem reduzir o número de lesões no joelho em 32%. Enquanto lesões na cabeça são bastante incomuns, porém patinadores devem usar capacetes para evitar essas lesões graves.


Outro aspecto importante, que deve-se levar em conta é, o patinador saber avaliar o nível de patinação em que se encontra antes de arriscar andar na rua ou manobras mais difíceis. Sempre verificar se os patins estão bem ajustados, rodas e parafusos bem presos, etc...


Todo esse conjunto de fatores, realizado de maneira adequada, você consegue ter uma patinação mais tranquila e segura. Porém sabemos que se você for jovem e gosta de aventuras seu medo de arriscar é menor e isso leva-o a querer sentir mais e mais a adrenalina do momento. Contudo se você no mínimo utiliza os equipamentos de proteção isso já irá prevenir 70% das lesões que poderá vir a ter sem eles e evitando que fique sem curtir a patinação por um tempo para tratar qualquer tipo de lesão, pois assim como a maioria dos patinadores somos viciados nesse esporte e não conseguimos ficar muito tempo sem praticar.


Faça parte de nosso Grupo do Facebook, compartilhe suas experiências, tire suas dúvidas.




87 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP