Conheça a modalidade freestyle slalom

Atualizado: 5 de Mar de 2019


O Slalom é uma modalidade da patinação que existe na Europa desde os anos 90, e começou a ser praticado no Brasil pouco depois da grande febre da patinação, que se deu com a importação de novos modelos patins para o pais por volta de 1996.


O Slalom em patins é uma modalidade altamente técnica que consiste em realizar manobras em torno de uma fileira de cones espaçados com igual distancia entre eles. Os espaçamentos utilizados em competições são, 1,20m, 80cm e 50cm. Onde a habilidade e criatividade do patinar são essenciais para criação e execução de manobras entres os cones.

Antigamente era possível observar patinadores fazendo manobras entre pedras, carretéis de linha, latinhas e etc., afim de se divertir e aumentar a adrenalina. Mas hoje o slalom é um esporte de alto rendimento praticado mundialmente.


Associação Mundial de Patinadores de Slalom (WSSA - World Slalom Skaters Association) é o órgão para as atividades de Slalom em todos os continentes. Formada em 2003 por um grupo de Patinadores que tinha participado em atividades de Patinagem de Slalom Freestyle e eventos desde 1999.


A internet deu um grande impulso para o Slalom crescer, pois após a viabilidade das comunicações com os outros países, permitiu a nós que conhecêssemos os campeonatos já praticados lá fora, e o nível alcançado pelos atletas europeus e asiáticos. E com base no que aprendíamos com essas informações e pesquisas, foi realizado o primeiro campeonato de Slalom Freestyle em 2007 na antiga Roller Brothers em São Paulo, atualmente a Brasil Slalom Series organiza, divulga e promove eventos de slalom por todo o Brasil.


O tipo de patins para Prática dessa modalidade ele tem um configuração diferente do fitness, pois eles possuem uma base curta que é usado para dar maior capacidade de manobras.


Normalmente os patins dessa modalidade são rockeados, modificando a estrutura do tamanho das rodas, favorecendo a manobrabilidade no contorno dos cones. Como esta configuração permite o contato com a superfície de patinagem de apenas uma a duas rodas de cada vez, é mais difícil manter o equilíbrio. Consiste em colocar 2 rodas altas com o mesmo tamanho no meio da base e 2 rodas mais baixas com o mesmo tamanho nas pontas.


Os truques realizados no Slalom em patins inline são caracterizados por curvas fechadas em velocidades lentas. Portanto, as características do Patins de Slalom são: Bota semiárida, base curta (230-245), rodas de 76 a 80 mm. Estes patins são concebidos para curvar em espaços reduzidos, assim sendo o comprimento da base deve ser igual ao tamanho do pé.


A Modalidade Freestyle possui as seguintes subcategorias. SPEED SLALOM – Passar o mais rápido possível pelas fileiras de cones , ficam três fileiras cada uma com um patinador e os três iniciam a “corrida” ao mesmo tempo. Não pode derrubar cones.

CLASSIC SLALOM -A pessoa tem de 01 minuto e 20 segundos a 01 minuto e 40 segundos para fazer a apresentação, no classic tem pontuação do artístico, é penalizado por quedas, cones derrubados, desequilíbrios, e se passar muito do tempo máximo que é de um minuto e quarenta pode até ser desclassificado.

BATTLE SLALOM – É uma modalidade no slalom que consiste em fazer os melhores manobras em 30 segundos.

SLIDES – Os slides que são aquelas manobras que o patinador desliza de várias formas.


JUMPSTYLE ou FREE JUMP – Pulo, quem pula um obstáculo mais alto.


Para os que frequentam o parque Ibirapuera ou quem curte slalom, hoje nossa entrevista é com o Prinscken Silva Rodrigues competidor conhecido na prática do slalom.

Quando você começou a patinar? Em 1998.

O que te levou a praticar esse esporte? Eu vi um filme chamado manobra super radical, que me incentivou.

Por que escolheu a prática do slalom? Prefiro o slalom porque posso usar meu gosto pela dança.

Já participou de campeonatos? E qual foi o mais marcante? Já participo de campeonato de slalom desde 2009 , e o mais marcante foi em 2010 no rio de janeiro.

Qual sua manobra preferida? Minha manobra preferida é Korean Spin.

Que dica você daria pra quem quer começar a praticar slalom? É ir treinando com dedicação, e convido à todos a treinar no Ibirapuera com a galera.



303 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP