Roller Derby, o que seria? Como se joga? Só as mulheres que podem jogar?
O Roller derby vai muito além de um simples desporto, é quase um estilo de vida, a galera que pratica não tem nada de “mimimi” é preciso aguentar tombos e esbarrões. É um esporte de bastante contato, sobre patins, em que dois times competem por pontos em uma pista oval plana, o jogo tem uma hora de duração, dividido em dois tempos de 30 minutos. É uma disputa entre dois times com cinco pessoas na pista, cada um. Você precisa ter um patins quad speed, capacete, joelheira, cotoveleira, munhequeira e protetor bucal.
Como funciona o jogo?
Cada time tem 14 jogadores, porém a partida consiste em dois times, cada um com cinco jogadores, competindo em uma pista circular plana. O time é formado por um jammer (atacante) e quatro blockers (bloqueadores) sendo que um é o pivot.
Na pista os blockers formam um grupo chamado Pack, aonde o Pivot vai a frente para controlar a velocidade do grupo e alguns metros atrás posicionam-se os jammers de ambos os times.
Apenas o Jammer marca pontos, cada vez que consegue passar os jogadores do time adversário. Os outros quatro (chamadas de blockers) não marcam pontos, mas fazem uma barreira para dificultar a passagem do jammer do outro time e dão passagem para o jammer do seu time. Não, o jogo não tem bola!
O jogo começa quando no primeiro apito o bloqueio sai e realiza a estratégia para não permitir que o jammer do time contrário ultrapasse o grupo e para ajudar o seu jammer a ultrapassar o time adversário. No segundo apito os jammers saem rapidamente ultrapassar o bloqueio adversário. A partir da segunda volta dada na pista o jammer começa a marcar pontos, um para cada blocker do time oposto que ultrapassa.
E no meio dessa “confusão”, o que é considerada falta? Não podem usar o braço, empurrar por trás e nem dar rasteira. A ideia desse jogo é usar seu corpo para conseguir ultrapassar as pessoas, a quebra de qualquer uma dessas regras leva a equipe passar um tempo na área do pênalti. Faltas leves são pagas com 30 a 60 segundos de punição. Pode parecer pouco, mas um minuto pode ser mais do que metade de uma corrida.
Para identificar quem é quem: jammer, pivot e blocker no meio de um bout (ataque ou jogada) foram criadas as calcinhas (haha isto mesmo), são capas colocadas nos capacetes, jammer usa uma estrela, pivot uma listra, e blockers não usam nada.
Só mulheres que praticam?
Não, os homens sempre tiveram um papel no roller derby, geralmente através de apoio aos jogadores do sexo feminino como funcionários ou árbitros. Nos últimos anos, que começou a mudar. Os homens decidiram que queriam jogar e com isso surgiu o MRDA (men’s roller derby association) que foi criada em 2007. E a partir dessa criação vem surgindo várias ligas masculinas pelo mundo, hoje com mais de 60 homens participando do desporto, já houve até um campeonato mundial da liga masculina.
Apesar de pouco conhecido, o esporte possui ligas (times) espalhadas pelo mundo todo e também em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Alagoas, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, entre outras.
No Brasil ainda está difícil formar uma liga MASCULINA, mas as meninas do *Ladies of hell town * São Paulo roller derby* estão recrutando tanto homens quanto mulheres para participar desse desporto, marquem um treino com elas e vocês irão ver que a palavra “moleza” não existe no dicionário dessas meninas, aaah você não tem patins quad? Elas te emprestam, não tem equipamentos? Elas também te emprestam.
Portanto se você não gosta de moleza e nem de “mimimi” e AMA patins, esse é o esporte ideal para você.
Texto: Luara Carvalho com ajuda de Renata Wrobleski da liga *Ladies of hell town *São Paulo roller derby*
Fontes: www.rollerderbybrasil.com/about/ virgula.uol.com.br/lifestyle/comportamento/conheca-o-roller-derby-esporte-sobre-patins-que-mistura-corrida-estrategia-e-estilo/ vidadejovem.com.br/entretenimento/roller-derby-esporte-ou-espetaculo/ chilliqueens.blogspot.com.br/2012/01/o-que-e-roller-derby.html www.mensrollerderbyassociation.com/
Comments