Conheça os benefícios psicológicos da patinação para adultos e crianças

Todo mundo sabe que praticar esportes tem diversos benefícios para a saúde física, tanto de adultos como de crianças. Muitas vezes o que nos leva a praticar a patinação é a perda de gordura corporal, praticar uma exercício aeróbico entre outros e para as crianças a melhora da coordenação motora, equilíbrio etc..


Mas poucas vezes são mencionados os benefícios psicológicos e as mudanças mentais e emocionais que praticar a patinação pode lhe proporcionar.

Os atletas amadores ou profissionais normalmente são pessoas mais independentes, emocionalmente fortes e desenvolvem comunicação mais forte, trabalham melhor em grupo e tem melhor habilidades de tomada de decisão, de modo que ser atleta se torna a estratégia perfeita para levar uma vida em equilíbrio total.


Há alguns hormônios que são secretados, durante a atividade física, que são relacionados ao estado de felicidade, mas vocês sabem quais são esses efeitos? Então vamos te falar um pouquinho deles. A serotonina é um dos hormônios que quando liberada melhora nosso humor, apetite, sono, funções intelectuais e outros, ela que é responsável em nos deixar calmos e longe da depressão. Outro hormônio presente no processo é a dopamina, que é a que está ligada a sensação de prazer ao praticar a patinação que nos leva a continuar praticando e a transformá-la em hábito, como se fosse um vício. Nesse grupo também estão as endorfinas que tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.


Esses efeitos poderão ser mais intensos ou menos intenso isso vai depender de quantas vezes você pratica e a intensidade em que pratica a patinação.


Outro benefício do esporte é que as pessoas que o praticam sabem lidar melhor com situações de estresse e não tomam decisões deixando se levar pela raiva, ansiedade ou extrema felicidade. Os atletas desenvolvem melhor a capacidade de planejar e tomar decisões, não deixando as emoções e o estresse interferir a capacidade de perceber as consequências de uma situação imediatamente como positiva ou negativa e assim alcançar a melhor solução.


Para as crianças, além dos benefícios mencionados, o esporte é uma parte importante do seu crescimento pessoal, pois melhora suas habilidades cognitivas e demonstram poder memorizar mais e melhor. Além disso, retêm melhor a informação em comparação às crianças sedentárias. Isso ocorre porque, ao se exercitar, elas aumentam a produção de células do hipotálamo, que é a parte do cérebro encarregada de controlar o sistema nervoso e o sistema endócrino.


A prática de esporte ajuda na melhora do bem-estar emocional e prevenção de estado depressivo, fora isso, é amplamente recomendado a prática de atividades físicas ou esportes para crianças hiperativas, impulsivas ou com atitudes violentas. Assim, elas conseguem drenar a sua energia e reduzir a sua ansiedade.


Elas integram melhor a sociedade e respeitam mais as regras , pois através do esporte elas  crianças aprendem a conviver e a trabalhar em equipe. Isso é muito importante, pois muitas das vezes elas não conseguem fazer isso na escola ou em outras atividades. Isso porque, quando compartilham com outras crianças objetivos e interesses em comum, aprendem a importância da colaboração.


Por outro lado, também incorporam conhecimentos sobre as normas e as regras a partir de uma perspectiva muito diferente. A partir da prática, entendendo, em primeira mão, sobre as injustiças. Então, as crianças entendem que é essencial aplicar as regras. Dessa forma, podem começar a seguir as regras estabelecidas em casa e na escola sem dúvidas e nem rejeições.

As crianças que praticam patinação em instituições esportivas, clubes ou projetos sociais também contam com a possibilidade de ampliar o seu grupo social e de amigos.


Desse modo, aprendem a se relacionar com outras crianças de diferentes niveis sociais, ampliam a sua mentalidade, percepção e compreendem sobre os diversos indivíduos de uma sociedade.


Como recomendação final, você deve saber que muitos desses benefícios podem não ocorrer em algumas crianças se forem obrigadas a praticar.  Muito menos se exigirmos delas um nível que não esteja de acordo com o senso comum, o carinho e a compreensão são essenciais para uma prática esportiva saudável.


Portanto a patinação sim é um esporte que quando praticado de forma regular e até mesmo de forma competitiva pode te trazer inúmeros benefícios psicológicos além dos benefícios físicos e se você perguntar para qualquer patinador o que ele sente quando patina ele com certeza irá te responder: "LIBERDADE"!




279 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP