O que usar para limpar rolamentos?

Atualizado: Jan 23

Limpeza de rolamentos dos patins é um assunto onde cada pessoa tem uma forma que se diz eficiente para limpar, mas será que todos os produtos realmente são bons para limpezas destes? Nem sempre, mas estamos aqui para te ajudar a saber qual melhor produto para limpar seu rolamento sem danifica-lo e prejudicar sua vida útil.

A primeira coisa a se saber é se seu rolamento ele é blindado ou não, pois os rolamentos blindados por serem mais baratos o fabricante recomenda que não se abra para limpar e somente passe um pano seco para limpa-lo por fora quando estiver sujo, no entanto quando ele começar a fazer barulho e perder desempenho recomenda-se que troque-o.


Agora se seu rolamento não for blindado você consegue remover a capa que veda o rolamento para limpa-lo. Vamos falar agora de alguns produtos que as pessoas utilizam para limpeza e que você NÃO deve utilizar.


Derivados do petróleo: Óleo diesel, gasolina, querosene e tíner são alguns dos produtos que as pessoas costumam utilizar, mas ao contrário do que pensam, em geral, todos os solventes e combustíveis, derivados do petróleo são tóxicos, agressivos, inflamáveis e poluentes. Eles possuem potencial corrosivo alto, com isso prejudicando a vida útil do rolamento.


Desengripante (wd40): este tipo de produto ele é utilizado para desemperrar e combater a ferrugem em peças de metais de carros, motos, caminhões e aviões, ele não foi feito para limpar a sujeira do seu rolamento e também não é o melhor produto para lubrificação pois tem poder de corrosão também e isso implica na durabilidade de seu rolamento. A primeira vez que você utiliza o produto pode até apresentar o efeito desejado, mas ao longo do tempo apresenta característica corrosivas, prejudicando os rolamentos, diminuindo também sua vida útil.


Aguarrás: é um solvente utilizado para diluição de tinta e esmalte automotivo, além de ser corrosivo. Tal composto apresenta ainda, um considerável teor de toxicidade, nocivo à saúde humana.


Água e sabão: parece inofensivo, mas não é a melhor forma, pois com o tempo as partículas de água que ficam podem levar a ferrugem de seu rolamento, prejudicando seu desempenho.


Estes são alguns dos produtos que as pessoas mais utilizam para a limpeza de rolamento, porém não são ideais para tal finalidade pois podem prejudicar de diversas formas não somente o produto, mas como os derivados de petróleo podem prejudicar você e o meio ambiente.


Então qual seria o melhor produto para tal finalidade? O álcool isopropílico é o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Além de evaporação rápida e não poluente. Para saber como fazer a limpeza com este produto, recomendamos que veja está matéria: Como limpar rolamentos do patins.


Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou fale conosco, se você limpa com algum produto que não mencionamos aqui e quer saber se pode ou não utilizar para limpar rolamentos, deixe nos comentários que responderemos sua dúvida.








1,020 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP