O que você precisa saber sobre manutenção de rolamentos dos patins

Se você têm dúvidas sobre rolamentos, saiba que eles são uma das partes essenciais do desempenho dos seus patins, eles devem ter uma melhor atenção por parte dos patinadores. Nem sempre você vai precisar desmontá-los, mas é preciso estar de olho para saber o momento certo de fazer a manutenção adequada.

É muito comum, principalmente patinadores de primeira viagem, não dar atenção para manutenção em geral nos patins. E somente quando os rolamentos já estão fazendo aqueles rangidos enormes é que vão se ligar de que precisam fazer manutenção e nesse momento muitas das vezes já está na hora até mesmo de trocar.

Então vamos para algumas dicas simples de manutenção dos seus rolamentos, que ajuda ele a sempre manter um bom desempenho.

  • Você não precisa sempre desmontá-los em cada limpeza. Evite fazer isso se possível, pois as vezes é uma operação desnecessária para o equipamento, podendo ter perda no invólucro impermeável, distorção das tampas e das bolas e na maioria das vezes, o ganho não vale os riscos potenciais.

  • Os rolamentos menos maltratados são os mais impermeáveis. Desmonte-os apenas se necessário, quando passar por água, areia ou estiver fazendo barulho.

  • Nunca lave com água e detergente ou produtos de limpezas que não são recomendados pelo fabricante, pois pode enferrujar os rolamentos e diminuir a vida útil.

  • A manutenção dos rolamentos devem ser regular verifique-os a cada 5 a 10 vezes de uso dos patins, ou de acordo com a intensidade que você pratica.

Para fazer uma limpeza simples de seus rolamentos e mantê-los em bom estado, você pode seguir os seguintes passos:


  • Tire as rodas da base;

  • Limpe a superfície dos rolamentos, sem tirá-los das rodas, com um pincel ou escova de dentes ou papel de cozinha;

  • Faça círculos na superfície para tirar toda a poeira;

  • E aproveite a ocasião e também tire a poeira da base.

Mas se seu rolamento estiver fazendo barulho ou até mesmo travando o deslize das rodas, é importante realizar uma limpeza mais profunda e nesse caso é importante verificar se ele pode ser aberto, pois existe alguns modelos que são blindados e por serem rolamentos mais baratos, quando começam a dar problemas o fabricante recomenda que troque por outros.

No entanto existe outros que são com tampas de elastômero (plástico) para rolamentos 608DD e outros com tampas de metal para 608ZZ (também há anéis de segurança nesses) estes sim podem ser abertos para realizar a limpeza e em seguida a lubrificação.

No vídeo abaixo veja o passo a passo para limpar de forma adequada seu rolamento.



Sabemos que para quem está começando a patinar ou voltando depois de muito tempo são muitas informações, mas é importante você tirar um tempo e fazer uma manutenção em seus patins se você quer que as peças tenham uma vida útil muito boa antes de precisar ser trocadas.

Abaixo segue alguns links importantes:

Como fazer o rodízio das rodas Receita caseira para higienizar seus patins

Tudo sobre rolamentos de patins


Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários ou entre em contato no Fale Conosco, faça parte também de nosso Grupo do Facebook, tire suas dúvidas, compartilhe suas experiências. Se você também quer aprender a patinar veja mais aqui e não esqueça de dar uma passadinha em nosso Curso Online Gratuito de patinação e aprender diversas técnicas.



355 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP