Patinação, exercício físico ou atividade física?

Atualizado: 5 de Mar de 2019

A maioria de nós patinadores, buscamos na patinação uma alternativa de vida saudável, porém você saberia distinguir se está praticando uma atividade física ou exercício físico?

Segundo a Organização Mundial da Saúde e a Federação Internacional do Esporte estimam que metade da população mundial seja inativa fisicamente. No Brasil, cerca de 60% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física. A ausência ou a diminuição dela chama-se: Sedentarismo. Onde a pessoa tem um gasto calórico reduzido, objetivamente considera-se sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana. Sendo ele mais perigoso para a saúde do que a obesidade, podendo ocorrer aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos.


Hoje os exercícios estão cada vez mais reduzidos, por conta da tecnologia que substitui práticas que antes dependiam do nosso esforço, e também pelo tempo, que é cada vez mais acelerado e escasso, as refeições precisam ser mais rápidas, e o tempo para as atividades físicas ou exercícios físicos é substituído pela televisão, computador, videogame, tablete, celular etc.


Contudo para que consiga driblar a estatística e fugir do sedentarismo é necessário à prática de atividade física ou exercício físico, mas há diferença entre eles.


A melhor definição de atividade física é contração muscular, pois durante a contração dos músculos esqueléticos ocorre o consumo de energia e estímulos de diversas funções orgânicas. Ou seja, estamos fazendo atividade física ,quando, por exemplo, realizamos movimentos simples como tarefas diárias básicas: subir escadas, varrer a casa, levantar, caminhar, lavar louça etc..., enfim, quando realizamos movimentos que necessitem de um gasto adicional de energia comparado a um nível de repouso. 


Já exercício físico, é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva, podendo ser selecionados em função dos objetivos pretendidos, seja em saúde ou em aptidão física, e podendo ser adaptados para as condições individuais.


A patinação ela pode ser considerada tanto uma atividade física ou um exercício físico e isso vai depender se você pratica, por lazer ou como um esporte tendo uma rotina de treinos, porém o mais importante de tudo é se movimentar.


Fontes de pesquisa:

www.educacaofisica.com.br

www.infoescola.com/

www.scielosp.org

Musculação em todas as idades: comece a praticar antes que seu médico recomende/ José Maria Santarém, - Barueri, SP: Manole, 2012.

122 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP