Patinação, esporte e competição

No Brasil há inúmeros grupos de patinação que se encontram nos mais diferentes pontos de sociabilidade dos espaços esportivos (quadras de escolas, parques, praças, escolinhas de esportes, ginásios...), para realização da prática esportiva que consequentemente produz uma série de valores no seu contexto. Liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, são alguns dos valores vivenciados e muitas vezes indiretamente. Além de todos os benefícios físicos, a prática da patinação como esporte serve para desenvolver aspectos psicológicos como a autoconfiança, o trabalho em equipe, possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes etc... O senso de esportividade também trará mais responsabilidade diante de erros e do aprendizado diante de dificuldades.

Contudo no esporte não adianta inúmeras sessões de treinos se não tem um objetivo para colocar em prática ou a prova tudo o que se tem aprendido. Por isso competição é parte mais importante no meio esportivo pois Marques e Oliveira (2002) afirmam que não há esporte sem competição e opinam que aqueles que não gostam de competição, não podem gostar de esporte. De Rose Jr. (2009), afirma que a origem da competição esportiva é tão antiga quanto a história da humanidade, e competir é um fator motivante uma vez que representa conquistas pessoais e sociais.


O que nos impulsiona a participar de competições? O sentimento de competitividade. A vontade quase instintiva, nem sempre racional, de ganhar do outro, de conquistar a vitória e se sentir o vencedor, o melhor. Mas só vencer os outros não basta. Há também o desejo intrínseco de ultrapassar e superar os próprios limites já alcançados.


Além de socialização com os demais, mesmo sendo uma modalidade de patinação individual ou coletiva, o praticante se relacionará, competirá com outros participantes, dividirá tristezas e alegrias. A sociabilidade, ou seja, a troca de vivências, enriquece nossa vida, nos faz enxergar para além de nós mesmos. Desafiarmos nossos limites, superar obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante uma competição.


Não somente no âmbito dos atletas, a competição movimenta o esporte como um todo, atrai públicos novos e com isso aumentando cada vez mais o número de praticantes, fazendo com que grandes empresas se interessem em investir no esporte e com isso surge oportunidades de emprego, movimentando também o turismo e comercio no local da competição, e isso são só alguns benefícios que a competição pode trazer para valorizar ainda mais o esporte.


Portanto o esporte e a competição andam juntos, um não se sustenta sem o outros e são peças muito importantes para o crescimento de uma sociedade, como foi citado acima.

12 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP