Patinar ajuda no controle da pressão arterial.

Todos sabemos que para ter uma vida saudável é necessário fazer uma atividade ou exercício físico prazeroso e controlar a alimentação. Muitos encontram na patinação esse exercício físico, por ser uma atividade que se pratica ao ar livre e tem inúmero benefícios para saúde.


Patinar é um exercício aeróbico, todo mundo já sabe e se você patinar por 1 hora em uma intensidade moderada a intensa você pode perder até 360cal. Mais você sabia que patinar ajuda no controle da pressão arterial? Não, então deixa que a gente te explica.


A hipertensão é uma doença que afeta 30% dos adultos e contribui para um grande número de mortes decorrentes de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVC) e doença renal crônica (ACSM, 2004).



E, além dos tradicionais fatores de risco: predisposição genética, excesso de consumo sal, obesidade, tabagismo, cabe destacar o papel do sedentarismo no enrijecimento das artérias. Sim, ficar sentado o dia inteiro contribui para a subida crônica da pressão.


Mexer o corpo patinando, ajuda na melhora do endotélio, a camada que reveste o interior das artérias. Essa película produz uma substância chamada óxido nítrico, cuja função é relaxar os tubos e facilitar a passagem de sangue. Em resumo, o exercício baixa a pressão de 5 a 8 mmHg, durante e até mesmo após o exercício físico.


Praticar a patinação fitness ajuda a regular o sistema nervoso simpático, responsável pelos movimentos automáticos do organismo, como o ritmo da respiração, a abertura da pupila e a pressão arterial. O exercício ele acaba promovendo uma diminuição da força e número de batimentos cardíacos, além de deixar os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados.


E esse efeito do exercício físico é mais eficaz em estágios leves ou moderados de hipertensão, evitando em alguns casos, o uso de remédios para baixar a pressão indicados pelo médico, ou levando à diminuição da dose dos medicamentos anti-hipertensivos necessários para controlar a doença.


Mais lembre-se se você for hipertenso ou já tiver predisposição para a doença procure seu médico para fazer um check-up antes de iniciar na patinação, procure também profissionais qualificados para montagem de seus treinos e adequar da melhor forma a intensidade.


Quer iniciar na patinação para melhorar a saúde? Entre em contato conosco e agende a sua aula de patinação. Se você for mulher e já patinar um pouquinho, não deixe de fazer uma aula experimental do grupo Adrena Fit Girls. Você também pode começar a patinar assistindo nossos tutoriais no Curso Online de Patinação, totalmente gratuito. Para conectar-se com outros patinadores você pode fazer parte do nosso Grupo do Facebook.




71 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP