Planificação de treinamento na patinação, entenda sobre macrociclo, mesociclo e microciclo

Atualizado: há 2 dias

Muitas pessoas desconhecem da importância de uma boa planificação de treino, independente de você ser um atleta amador, profissional ou de alto rendimento, sem um bom direcionamento de treino você não consegue obter êxito significativo.


Até hoje você vê muitas pessoas nas academias sem uma planificação de treino acreditando que podem reviver o mesmo procedimento de James “Clubber” Lang, personagem do filme Rocky III, que treinou sozinho para derrotar o protagonista do filme. No filme aparece Imagens de Lang treinando sozinho na academia rústica, enquanto o personagem de Sylvester Stallone treinava em academia luxuosa e lotada de jornalistas e outras pessoas. Na vida real este tipo de treinamento, baseado em zero ciência e 100% apenas na raça do atleta, não é convertido em êxito.



Por isso praticante de qualquer esporte, seja ele patinação ou não, que treinam por conta própria, sem consultar um profissional de educação física devidamente credenciado e especializado para a modalidade, é o caminho da involução. O técnico é fundamental para qualquer atleta, pois a maioria dos técnicos de qualquer modalidade sempre estão fazendo cursos e estudando a respeito do assunto.


Por mais que alguém tenha sido referência no passado na patinação, se não estudar e se reciclar constantemente, está fadado a ser considerado obsoleto. Precisa de exemplo? Olhe no futebol os técnicos de 10 anos atrás e que hoje são considerados de segunda linha ou obsoletos. São as pessoas que não estudaram e se modernizaram.


Ler uma matéria em um site ou assistir um vídeo de treino no YouTube e aplica-lo sem nenhum critério ou adaptação pode ser tentador para alguns, mas isto é o caminho mais rápido para o fracasso. Além disso potencializa-se a probabilidade de haver lesão que poderá te afastar do esporte.


Portanto, atletas de alto rendimento somente chegaram onde chegaram após MUITO treinamento planejado por um profissional competente. Onde este profissional aplica métodos científicos os quais estudou vários anos para aprender e potencializar o rendimento das pessoas que treina. Por isso, saiba que atrás de cada atleta vencedor há um treinador diferenciado atrás dele.


O que são os ciclos de treinamento?


Os ciclos eles são regidos por dois fatores específicos do nosso corpo:

Aptidão física (força e habilidade)

Fadiga (cansaço e desgaste).


Cada metabolismo trabalha de uma forma diferente, com necessidades distintas de estimulação e recuperação. Cada corpo tem um tempo diferente para responder às atividades físicas. A periodização cíclica surge para proporcionar treinos individualizados  na busca por maior eficiência  nos resultados.


Qual a importância dos ciclos?


Estabelecimento de metas, planejamento estratégico, colocação do plano em ação e alcance de bons resultados. É ou não é a receita ideal para qualquer treinamento? Pois bem! É exatamente isso que a periodização propõe.


Macrociclo

Muitos profissionais de educação física aconselham: ter um objetivo a curto, médio ou longo prazo, é essencial para manter a motivação em treinamentos.

Quantas pessoas você conhece que só patinam milhares de km ou só desce rápido uma ladeira e dizem que estão "treinando" e acabam por involuir no esporte que praticam? Isso acontece porque estão sem objetivos.


Para isso é necessário adotar um planejamento de treinos e, junto disso, metas a cumprir.

O período para que consiga atingir este objetivo chama-se de macrociclo, este período de tempo, pode ser um planejamento anual, semestral ou até mesmo trimestral.

Portanto entenda que o macrociclo  é um plano de periodização que organiza o treino a longo prazo, é o período total de treinamentos, objetivando uma competição, evento ou uma condição física a ser alcançada.


Mesociclo


O mesociclo é uma etapa mais extensa no período de treinamento e depende do prazo estabelecido pelo atleta e treinador durante o macrociclo.

É o conjunto de microciclos, ou seja, o agrupamento de treinos menores. Cada mesociclo pode ter de 1 a 12 microciclos, mas o mais usual é  de 2 até 6 microciclos.

A duração de cada mesociclo depende da agenda do atleta. Portanto esta agenda deve ser estabelecida no momento de planejar o macrociclo. Cada pessoa tem uma rotina diferente e isso deve ser adaptado a ela. Frequentemente estabelece-se, dependendo do esporte, cada mesociclo como as metas a se cumprir.


Microciclo

Os microciclos são as menores unidades do processo de periodização, sendo composto de 1 a 4 semanas. Cada uma destas unidades são realizadas por  sessões de treino. Estas unidades podem variar de acordo com a capacidade a ser trabalhada.

Os objetivos a curto prazo são conquistados de microciclo a microciclo, como a melhora e aprimoramento de alguma técnica simples, correção de posicionamento, aperfeiçoamento de habilidades, identificação de deficiências, entre outros. O ajuste da intensidade e volume de treinamento é fundamental nessa fase. Por isso o acompanhamento do técnico é fundamental.


É recomendável fazer treinos de microciclos de sete dias para coincidir com os dias da semana. Pois um atleta profissional de um esporte coletivo, treina a semana para um desafio especifico no final de semana. Para um jogador de futebol uma partida em específico, para um patinador de velocidade pode ser um desafio de fundo ou de pista, dependendo de qual é objetivo dele.


Portanto o macrociclo estão compostos pelo conjunto de microciclos. Cada bloco de microciclo são os mesociclos e estes podem mudar várias vezes na mesma temporada de treinamentos.


A planificação de treinamentos sem dúvida é o segredo para a evolução em qualquer esporte. Contudo é apenas uma parte de um conjunto de fatores para alcançar o objetivo traçado. Um atleta profissional ou amador tem que ter consciência de que outros elementos fazem parte da planificação de treinamentos e devem ser implementados aos microciclos, mesociclos e macrociclos.




189 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP