Saiba como entrar em forma patinando - Patinação Fitness

Atualizado: 5 de Mar de 2019

Você conhece a patinação fitness? Acredita que 60 minutos de passeio com patins é suficiente para queimar 360 calorias? Estamos aqui para tirar suas dúvidas.

Hoje nossa postagem é sobre a patinação Fitness.

Apareceu em meados dos anos 90 quando mais e mais pessoas se reuniam para praticar patinação inline.


Parque Villa Lobos - São Paulo

A patinação fitness com certeza a modalidade mais praticada, pela facilidade de encontrar o Patins Fitness no mercado e até pelo valor ser mais acessível, como o próprio nome diz, essa modalidade é ideal para Fitness, ou seja, ideal para você conseguir alcançar uma excelente forma física e se manter saudável.

Porém para fazer jus ao nome é necessário que a pessoa patine uma 1h para queimar 360cal em uma velocidade média de 20km/h, e é isso que difere a patinação fitness do passeio, pois ela é uma forma de exercício físico que trás diversos benefícios à saúde. Ou seja, aquele passeio de uma hora no parque não irão fazer com que você perca 360cal.

Podendo ser praticada em parques, ciclovias e ou rinques de patinação. A patinação Fitness, é a mais recomendada para quem quer entrar em forma, pois seus patins geralmente são muito confortáveis e sua construção potencializa isso, feito de materiais mais leves e flexíveis e com excelente ventilação. A bota destes patins prendem os pés em três pontos: presilha superior na canela, o velcro ou presilha no calcanhar e o cadarço na parte da frente.

Essa modalidade traz diversos benefícios para a saúde física e mental, trazendo diversão patinando com prazer. Além de ser um excelente substituto para a corrida, por ser um esporte de baixo impacto, fazendo você queimar calorias sem prejudicar seus ligamentos além de:

• Melhora do condicionamento cárdio respiratório. • Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos. • Melhora da flexibilidade e mobilidade articular. • Desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação. • Trabalha os principais músculos das coxas, panturrilha, glúteos, abdome e coluna.

Falando em bem estar e saúde , nada melhor do que nossa representante Luara Carvalho que é Fisioterapeuta de profissão e especializações nas áreas de cardiorespiratório, fisiologia do exercício e treinamento resistido.

Quando você começou começou a patinar? Comecei a patinar com 5 anos de idade e parei para me dedicar a outro esporte com 13 aos 23 anos me mudei para São Paulo, conheci o parque do Ibirapuera e vendo todas aquelas pessoas patinando me fez despertar novamente o interesse pelo esporte. Foi aí que entrei de cabeça e não parei mais, hoje a patinação faz parte do meu dia a dia.

O que levou a escolher esse esporte? A sensação de liberdade e bem estar que o patins me proporciona.

Quais modalidades que você pratica? Já pratiquei um pouco de slalom, hoje gosto de praticar a patinação de velocidade e downhill, as vezes patino pela rua também.

Qual você mais gosta? Patinação de velocidade, acho bonito a técnica, movimentos, os treinamentos tem muito a ver com o que eu estudo em minha pós graduação que é voltada para a área esportiva.

Que dica você daria para quem quer começar a patinar? Se informar sobre como começar, qual patins comprar para que não compre o patins errado e acabe desistindo. Converse com pessoas experientes para te ajudar na escolha. Outra coisa é aprender com pessoas que conhecem, procure em sua cidade se existe instrutores de patinação e se possível faça aulas particulares que com certeza irão lhe ajudar muito em sua evolução.

Agradeço a Luara pela entrevista e as informações técnicas para a escrita desta postagem. Até a próxima!




288 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP