Slalom, por onde começar?

Atualizado: 6 de Mar de 2019

O #slalom é uma modalidade que vem crescendo muito no mundo todo, e com grande força aqui no Brasil, acredito que isso esta tendo uma grande ajuda da nossa amiga Internet. Que é justamente essa ferramenta  que nos permite acompanhar tudo que acontece relacionado a patinação em todos os cantos e modalidades.

Hoje em dia podemos ter essa ajuda da internet, mas precisamos saber usar essa ferramenta, principalmente você patinador que esta iniciando seus treinos, apaixonado pelo Slalom e quer aprender essa modalidade linda. E é sobre isso que iremos falar agora.

Para iniciar o Slalom COM SEGURANÇA.

Use kit proteções: as quedas nos treinos do Slalom são brutas.

Aquecimento: é de extrema importância alongar e aquecer o corpo antes de patinar e principalmente nos treinos de slalom, já que fazemos manobras usando força, equilíbrio e concentração da mente com o corpo. E claro alongar após o treino, evita dores no dia seguinte.

Aprenda a PATINAR primeiro (Link): Patinar em linha reta, curvas, freios, posturas e principalmente domínio e ciência da DOBRA CORRETA DOS JOELHOS. Isso você adquire com paciência e treinos.


Os patins:  devem ser firmes nos pés, e nesse inicio não é necessário que você compre um mega patins de slalom. Use o que você tem, e com dedicação e disciplina você vai evoluir e vai sentir a hora de trocar seu patins por um melhor.


As rodas : devem estar rockeadas, aquela configuração de rodas maiores no meio e menores nas pontas com diferença entre elas de 4mm.

NÃO use um rockeamento muito grande, exemplo:  rodas 72mm nas pontas com 80mm no meio. Isso deixará os patins extremamente instáveis e vão causar quedas desnecessárias. E você ainda fica com movimentos brutos demais devido a velocidade involuntária que você terá, Slalom é leveza e controle ok ...a velocidade no freestyle só é bem vinda quando você tem o auto controle sobre suas manobras.

Auto controle: Slalom é uma modalidade de extremo controle. Por isso você precisa treinar em cada manobra o seu domínio sobre ela. Por exemplo: Você costuma andar de costas em super velocidade? Ok. Parabéns; Mas você consegue passar na fileira de 1.20cm em câmera lenta de costas fazendo a manobra Snake sem parar? Se sua resposta for “Não”, você não tem o domínio de andar de costas. E é usando essa linha de raciocínio de auto controle que devemos montar nosso treino.


Como começar a praticar ? Quando buscamos aprender Slalom, em todos os lugares logo aprendemos que precisamos treinar as Bases do Slalom. Mas a maioria dos patinadores perdem a paciência de treinar essas disciplinas, deixando seu freestyle com pendências de auto controle e que com certeza trazem pontos negativos na evolução.

O indicado é que cada manobra seja treinada e desenvolvida para ambos os lados, de frente e de costas.

As principais manobras de base são: Fish, Back Fish, Snake, Back Snake, Cross, Back Cross, One Foot, Back one foot, Toe toe , toe heel, Crazy , mabrouk , mexican, italian, Etc.

Todas as manobras ainda tem inúmeras variações. Que é um dos principais motivos que precisamos ter essas manobras principais de base na ponta dos pés e sempre bem treinadas e espertas.


E para suas manobras acima serem treinadas corretamente sem vícios de postura ai vão mais algumas dicas falando mais uma vez do auto controle e velocidade.

As manobras devem ser treinadas devagar e com calma. Comece sempre do primeiro cone da velocidade zero mesmo. Como isso Alexsiaaaa???


Sabe aquela flexão do joelho que te ajuda a dar impulso na patinada simples? Então, esse mesmo impulso de abaixar e levantar que deve te dar a sua velocidade desejada; E é claro que essa sequencia deve se repetir enquanto estiver nos cones; Pois é ela que nos dá um impulso natural nas trocas das manobras. E se você estiver usando uma velocidade iniciada patinando bem antes da fileira, claro que na metade dos cones você vai parar sem querer e vai ter que patinar de novo para ganhar velocidade ... “que feio”


POSTURA dos braços: Costumo sempre dizer aos meus alunos que nós patinadores de slalom somos bonequinhos tipo marionete, aqueles com cordinhas presas nos braços e pernas.  Mas não temos ninguém nos guiando, nossas cordas são presas das mãos para os pés. Assim Aonde minha mão for firme e bela, meu pé irá também.


Ou seja, não podemos deixar nossos braços sacudirem enquanto estamos fazendo um Snake ou um One Foot.


Para corrigirmos nossas posturas é ESSENCIAL muita calma e paciência, ninguém nasce com coordenação motora perfeita. Respire e treine com carinho, sem brigar ou xingar seu treino.


Se você treina com algum amigo é mais fácil essa correção, mas seja paciente também e evitem criticas de “Zueiras” entre si enquanto estiverem treinando, seja um incentivador e corrija quantas vezes for necessário. Paciência e educação sempre.


Mas se não tem quem te ajude na postura ou nos treinos, filme se. E você mesmo será seu parceiro e corretor de postura, Hoje em dia isso me ajuda muito, até nas trocas de uma manobra uma para outra. Tem coisas que só você mesmo pode opinar.


Interaja com patinadores a distância, mais uma vez a internet nos ajudando. Eu mesma já ajudei e sou muito ajudada a distancia por amigos e patinadores que como eu estão em evolução e adoram ajudar.


Assista vídeos: o tempo todo, quando puder. O Slalom exige movimentações, jogadas de corpo, braços e pernas. E cada um desenvolve o seu freestyle.


Eu sempre tenho um vídeo favorito no celular e assisto ele sempre que posso. Em qualquer lugar. E Principalmente antes de dormir, para sonhar com aqueles movimentos. Ahhhhh quem não ama sonhar que esta patinando; E principalmente sonhar que esta fazendo um Slalom que deseja fazer. Isso sempre acontece rsrs


Espero que tenham gostado, e espero poder contribuir mais com os nossos iniciantes do Slalom, ainda estou aprendendo e aprendo cada dia mais ensinando o pouco que já aprendi; Fiquem a vontade de vir ate mim e pedir ajudas on line ;]


Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/352300268259619/

Facebook: https://www.facebook.com/alexsia.barbosa

Instagram: https://www.instagram.com/alexsiabarbosa/


210 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP