Somos todos atletas?

Atualizado: 5 de Mar de 2019

Escutamos muitos relatos de pessoas que iniciam na patinação, na maioria das vezes são: “não quero ser um atleta quero só saber patinar.” Mas você saberia me dizer o que é ser um Atleta? Acredito que existem muitos, porém poucos se reconhecem sendo um.

Quando escutamos a palavra “ATLETA” logo relacionamos á alguém famoso ou atleta de alto rendimento, porém ser um atleta vai muito além disso, podemos considerar atleta toda pessoa que se dedica, integralmente ou parcial, à prática de atividade física regular.

Então você que se dedica a patinação como um esporte e treina, sim, você é um atleta. É considerado atleta não somente aquele que vive do esporte, mas aquele que o pratica de forma sistemática.


Para **Krieger, (2007) atleta “é qualquer pessoa que pratique qualquer manifestação de desporto, seja educacional, de participação ou rendimento, podendo ser classificado quanto à forma de sua prática, em amador, não-profissional e profissional.”

Contudo a partir disso podemos classificar 3 tipos de atletas, sendo eles:

O amador é o que pratica apenas por prazer, saúde dentre outros benefícios, é aquele patinador de fim-de-semana ou fim de tarde, é aquele que patina para manter a forma, ou até o que participa de alguns torneios, sem o intuito de lucrar, porém pode ter o espírito desportivo de pura competição. Amador é aquele que leva a sério o ideal onde o “importante não é vencer, é participar”.

O não-profissional é o patinador que prática o esporte sem receber remuneração, podendo, porém, receber incentivos materiais ou patrocínios.

O profissional é aquele que faz do esporte seu meio de sustento, além de colher os frutos da glória esportiva ele obtém lucro financeiro através de sua atividade. Nas modalidades mais populares ganham grandes cifras em dinheiro e acabam por tornarem-se personalidades públicas.

No entanto temos certeza que há muitos ATLETAS na patinação, estamos caminhando para evolução do esporte, aos atletas somente com muita dedicação e prática evoluirão, aos grandes incentivadores somente com união de todos e investimento (educacional, financeiro, publicitário....) chegaremos ao devido reconhecimento esportivo.

**Krieger foi presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/SC, membro da Comissão de Estudos do Direito Desportivo.

0 visualização

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP