Você conhece a patinação de velocidade?

Atualizado: 5 de Mar de 2019

Hoje vamos iniciar uma serie de postagens sobre as modalidades da patinação e suas

particularidades.

Na patinação inline que é conhecido como o "atletismo dos patins" ou #PatinaçãodeVelocidade. Assim como a maioria das modalidades, requer um equipamento específico para pratica do esporte.


Bota race

Os patins utilizados são botas mais baixas sem cuff, porém existe também os semi-races que são botas com cano um pouco maior ou com um pequeno cuff, normalmente utilizado para uma transição para a modalidade. A bota é bem aderente sem muito estofamento,

geralmente feitas de couro e fibra de carbono e/ou composite de fibra de vidro.




Bota semi race

Para um melhor desempenho, o patins deve estar em conformidade intimamente à forma do pé, a maioria das botas de patinação de velocidade inline são  termo moldáveis, mas também é

bastante comum ter botas feitas sob medida para melhor ajuste.



As bases mais utilizadas são compostas de alumínio de aviação, magnésio ou de fibra de

carbono, a furação da base na maioria das vezes é 195 milímetros, podendo se utilizar 3, 4 e até mesmo 5 rodas (pouco utilizado nos dias de hoje) sendo rodas, de 90mm até 125mm, o comprimento da base ideal é afetado pelo tamanho do pé, habilidade, idade, altura e tamanho da roda. Contudo rodas maiores requer maior técnica de patinação, de modo geral, patinadores  aumentam o tamanho da roda a medida que vão ganhando experiência.


Em 2014 Powerslide (empresa alemã de Patins Inline) introduziu uma roda de 125 milímetros para ser usado em uma base com 3 rodas variando em tamanhos de 11,8 a 13,2. Muitas controvérsias cercou este desenvolvimento e a FIRS não permitiu 125m rodas em 2014 e 2015 campeonatos do mundo. Porém em 18 de janeiro de 2016 FIRS divulgou um comunicado de imprensa que afirmou o seguinte:


"Caros amigos, Considerando a evolução e crescimento que nosso esporte tenha atingido nos últimos anos, as FIRS e Comité Técnico velocidade decidiram permitir que, a partir de 01 de fevereiro de 2016 , o uso de base em w de 3 rodas até um tamanho máximo de 125 mm, mas apenas para as maratonas (junior e sênior) e o master categoria (masculino e feminino). Jorge Roldán, do Comité Técnico FIRS velocidade,Presidente; Robert Marotta Secretário-Geral FIRS".


Há dois tipos de base de 3x125mm na velocidade que diferem bastante das 4x110mm, a base de 3x125mm mais curta tem menor área arrasto, a de 3x125mm mais longa tem maior área de arrasto e a 4x110mm a velocidade é menor e a base mais pesada por ter rodas e rolamento a mais que as outras. O tipo de base também pode variar para circuito indoor ou outdoor.


O Arrasto é uma força aerodinâmica devido à resistência do ar, que se opõe ao avanço de um corpo. O coeficiente de arrasto (Cx) é um número que mede a força exercida sobre um objeto, quanto mais baixa o Cx, mais aerodinâmico é.

Os tipos de dureza de rodas também influenciam para o tipo de prova que o atleta irá

participar, em provas indoor utilizam rodas mais duras 88-97A, elas tendem a durar bastante, porém podem ser facilmente danificadas se utilizadas ao ar livre. No entanto em provas ao ar livre utilizam rodas de 82-87A e tendem a gastar mais rapidamente, os patinadores muitas vezes, combinam diferentes rodas de dureza no mesmo patins numa tentativa de atingir a melhor combinação.


Em busca da velocidade máxima do principal objetivo é minimizar a resistência do ar, daí o uso de skinsuits (macacão de lycra), capacetes especiais e técnicas de patinação. A segunda questão é a histerese elástica, absorção de energia na roda. Em terceiro lugar é o atrito interno dos rolamentos, um conjunto de rolamentos em bom estado, bem inserido e lubrificado é normalmente suficiente.


A histerese é a tendência de um material ou sistema de conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que as gerou, ou ainda, é a capacidade de preservar uma deformação efetuada por um estímulo.

Os patins de velocidade têm evoluído a cada ano, melhorando ainda mais sua tecnologia e seu desempenho, para os atletas serem cada vez mais velozes. E aí, você acredita que os patins com 3 rodas chegaram para ficar? E ela se estenderá a outras modalidades além da velocidade e fitness?


137 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP