Você pode estar viciado em patinação e nem sabe, veja o porque.

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Quem já ouviu de amigos que a patinação é seu vício?


Algumas pessoas realmente são viciadas. Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinadas atividades físicas como a patinação. Outros se sentem irritadas, ansiosas, depressivas e com péssimo humor quando deixam de patinar, quase uma sensação de abstinência.


ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro, mais especificamente pela glândula hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios, durante e depois de uma atividade física. Ela age em nosso organismo de diversas formas, por exemplo:


-  Aliviando as dores. -  Relaxando o organismo. -  Desenvolvendo a memória. -  Melhorando o humor (sensação de prazer, euforia...). -  Aumentando a resistência física e mental. -  Enriquecendo o sistema imunológico. -  Tem efeito antienvelhecimento. -  Aumentando a concentração. -  Ajudando no combate à depressão e ansiedade. -  Diminuindo o estresse e a tensão corporal. -  Ajudando a fortalecer músculos. -  Regulando o intestino. -  Baixando o colesterol. -  Auxiliando na diminuição de dores crônicas. -  Controlando a pressão sanguínea. -  Regulando o sono. -  Diminuindo o risco de doenças. -  Queimando calorias ajudando a perder peso. -  Aumentando a autoestima. -  Melhorando flexibilidade, elasticidade e postura.


Mas esta liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade.


Em determinado momento, porém, essa produção de endorfina atinge um limiar de produção que a torna perceptível e surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois de terminado o exercício.  Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício.


Portanto se você sente aquela sensação prazerosa durante a atividade e quer patinar o tempo todo, sim, seu organismo está liberando bastante endorfina durante a prática da patinação e podemos dizer que você está viciado.


69 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP