Você se considera um patinador de Freeskate ou Urban? Sabe a diferença entre elas?

Atualizado: 5 de Mar de 2019

Existe uma nova tendência em patins inline que são os modelos híbridos, este modelo de patins surgiu através do estilo de patinação que é uma mistura do recreativo com o agressivo. #urban #freeskate


Este tipo de patinação é chamado de patinação urbana ou freeskate(patinação livre) e os

patinadores urbanos usam os obstáculos em torno da cidade executando manobras. O tipo de patinação é novo e ainda oferece um monte de atributos de patinação agressiva com a mobilidade e velocidade de patinação recreativa. O Freeskate e o Urban são dois nomes diferentes, mas são muito semelhantes e pode ser que os patinadores estejam usando os mesmos patins para cada tipo de patinação, isto faria alguma diferença? Particularmente eu acredito que não, mas é muito interessante conhecer essas diferenças, afinal conhecimento nunca é demais não é mesmo?


A diferença entre Urban e Freeskate

Embora não pareça, mas há algumas diferenças entre alguém que pratica Urban e Freeskate, patinadores urbanos só tendem a usar seus patins para ir de um lugar para outro dentro da cidade sem fazer manobras.

Free skaters tendem ser mais agressivos e se inspiram utilizando obstáculos da cidade para realizar manobras ao longo do caminho.

Como os patins usados ​​para ambos os estilos são modelos urbanos, você pode realmente fazer ambos os estilos de patinação e ser considerado como free skaters e/ou um patinador urbano, ou apenas ter a um estilo de patinação.


Diferença entre Patins Freeskate vs Patins Urban

Freeskate: O tipo de patinação é diferente e, a primeira vista, é fácil notar essa diferença. Como você pode ver na imagem, o patins freeskate tem uma base mais curta, feito de um material de alumínio mais resistente e normalmente as rodas muito maior do que a encontrada em patins agressivos padrão. A bota sendo um pouco mais simples, mas mesmo assim obtendo um ótimo estofamento e uma base da bota um pouco mais alargada e baixa para realizar grinds e outras manobras.


Além disso, você não irá encontrar muitas presilhas nesses tipos de patins, o design dos patins te proporciona isso, pois se você bater o patins ao patinar ou ao realizar alguma manobra não terá nada exposto nos patins que facilmente pode quebrar.

Urban: Os patins urbanos ou urban apresentam poucas diferenças, eles também tem a bota mais rígida, bota interna com um bom estofamento, base mais curta e rodas de 80mm ou 84mm geralmente (agora temos os novos patins urbanos com rodas de até 125mm), porém apresentam fivelas ou presilhas de precisão para um melhor ajuste e a bota um pouco mais alta no calcanhar e alguns apresentam um amortecedor embaixo do forro que lhe oferece alguns milímetros extras de absorção de impacto.


Como se tornar um Patinador Urban ou Free Skater?

Se você mora em uma cidade urbana como São Paulo, cheia de obstáculos, um par de patins urbano ou freeskate vai lhe ajudar bastante, podendo utiliza-lo como um modo de transporte (Ir/Voltar ao trabalho, escola, faculdade, padaria, mercado) caso você não se sinta a vontade de utilizar o transporte em massa, ou com a finalidade de diversão utilizando a cidade para fazer manobras.


Jhonata Braz - Atleta de  freestyle da Equipe Adreninline em um freeskate na Av. Paulista.


390 visualizações

Parceiros:

download.png

THAYNE

YAMAMOTO

inline-certification-program.png

2019 | Adreninline | São Paulo - SP